Dois professores da Uern tomam posse na Associação Brasileira de Enfermagem

Dois professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) tomaram posse na Associação Brasileira de Enfermagem, seção Rio Grande do Norte (ABEn-RN) no dia 5 de junho. O evento ocorreu no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do RN (UFRN), em Natal, e contou com a presença de diversos profissionais da área de saúde.

Os empossados foram a professora Maura Vanessa e o professor Ildone Forte, ambos do Campus Caicó. Eles recebem a honra após demonstrarem excelência em suas áreas de atuação e contribuições significativas para a enfermagem potiguar.

Maura Vanessa ressaltou a importância da associação para o desenvolvimento da enfermagem no país e destacou que irá trabalhar de forma dedicada para avanço da entidade. “A Uern estar representada com dois docentes é importante, porque se trata da instituição que iniciou a formação de enfermeiros no interior e que mais forma enfermeiros no estado, além de estar comprometida com a formação alinhada com as diretrizes do Sistema Único de Saúde tendo, três departamentos de Enfermagem, em Mossoro, Caicó e Pau dos Ferros”, completou.

Já Ildone Forte destacou o trabalho coletivo na enfermagem e ressaltou a necessidade de união para enfrentar os desafios enfrentados pela profissão. “Essa associação tem um papel fundamental no debate e na agenda de proposições para a classe trabalhadora da enfermagem, por exemplo, Lei das 30h, piso salarial, luta contra a precarização do trabalho, defesa da formação com qualidade, especialmente, contra o ensino à distância”, afirmou.

Para o professor, “a presença de professores da Uern demarca o posicionamento e contribuições da nossa Universidade por meio de seus representantes que estão engajados nestas pautas de reivindicações da classe trabalhadora da enfermagem”.

A ABEn-RN é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo reunir profissionais da área para promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento da enfermagem na região. É composta por profissionais que atuam em hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de saúde na região.