A formalidade da cerimônia não impediu as lágrimas, os discursos emocionados e os abraços calorosos. Realizada na manhã desta sexta-feira (6), na Sala dos Conselhos da Reitoria, a solenidade de posse da pró-reitora e do pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis da Uern foi marcada por falas de agradecimento e comprometimento com a Universidade.
Criada em 2018, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis(Prae) tem agora como pró-reitora a técnica-administrativa Ana Angélica Nogueira, que já atuava na unidade como pró-reitora adjunta. Ana Angélica irá substituir o ex-pró-reitor Erison Natécio, que assume neste mês a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
Já o novo pró-reitor adjunto é o técnico-administrativo Nestor Duarte, anteriormente lotado na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), onde atuava até esta semana como diretor de Desenvolvimento Organizacional.
A solenidade de posse foi presidida pela reitora Cicília Maia, que destacou a alegria de iniciar o ano tratando de um dos assuntos mais importantes para as atividades da instituição – a assistência estudantil.
“A gente entende a emoção desse momento porque sabe que quem trabalha na Uern e trabalha com a assistência estudantil trabalha com pessoas, com histórias, e participa da transformação dessas pessoas, que não se transformam sozinhas, mas todo o seu contexto”, frisou a reitora.
Por sua vez, Ana Angélica ressaltou o sentimento de gratidão pela confiança a ela depositada, inicialmente como pró-reitora adjunta e agora como titular da Prae, e pela convivência com a equipe da pró-reitoria.
“O sentimento de agora tem um sabor agridoce. Amargo pela despedida de Erison, mas também doce pela gratidão”, comentou, enaltecendo a postura do ex-pró-reitor tanto pelo profissionalismo e atenção com que lidava com os colegas, como pela relavância de sua atuação.
“Erison nunca sairá realmente da Prae, ainda que quisesse, porque a pró-reitoria tem todas as suas digitais marcadas”, acrescentou.
O pró-reitor adjunto também destacou a relação positiva com Erison Natécio, de quem foi colega de turma durante a graduação no curso de Serviço Social da Uern, e relembrou momentos de sua trajetória nos quais teve forte envolvimento com o movimento estudantil e pautas relacionadas à assistência aos discentes.
“Essas questões motivaram inclusive os meus estudos na graduação, mestrado e doutorado”, relatou Nestor, que já foi presidente do Diretório Central das e dos Estudantes da Uern (DCE) e integrou a direção da União Nacional dos Estudantes (UNE).
“Assumir essa missão agora dá um frio na barriga, diante do tamanho das tarefas, mas quero sempre contribuir para que a Universidade seja cada vez mais acolhedora e desperte ainda mais nos estudantes o sentimento de pertença”, salientou o pró-reitor adjunto.
Também presente à cerimônia, a segunda-coordenadora geral do DCE, Terumi Tatsukawa, corroborou a importância da assistência estudantil, sobretudo em uma universidade com o perfil da Uern, no interior do Rio Grande do Norte. “Para muitos de nós, a educação é o único caminho para mudarmos nossas vidas”, apontou.
A estudante destacou o fato de a Prae estar “sempre de portas abertas” para atender os estudantes e ter se mostrado comprometida a discutir soluções e oferecer apoio aos discentes de diferentes formas, a exemplo dos programas Auxílio-Creche e Auxílio Inclusão Digital.
“E também sempre ficamos felizes de ver uma mulher ocupando um cargo de poder, algo que antes costumava nos ser negado. É sempre muito bom ver uma mulher chegando nessa posição. E também é muito positivo que quem também está na Prae sabe da importância do movimento estudantil e das suas demandas”, destacou.
Histórias que se cruzam
Emocionado pelas palavras e demonstrações de gratidão por parte dos colegas e pela recapitulação de momentos importantes da Pró-Reitoria, Erison Natécio comentou um pouco de sua trajetória ainda como estudante e do envolvimento crescente com as pautas dos discentes.
Para Erison, as similaridades entre sua história e a de muitos servidores da Uern com os desafios enfrentados pelas pessoas que hoje estudam na instituição estão entre os principais motivadores para o avanço da assistência estudantil.
“A minha emoção agora é por olhar pra trás e ver que tudo valeu a pena, porque os estudantes precisam da assistência estudantil, como nós precisávamos também no passado”, relatou.
Durante sua fala, Erison também manifestou sua gratidão ao ex-reitor Pedro Fernandes, pela confiança em seu trabalho e pelo empenho constante em ampliar as ações de assistência estudantil da Uern.
Ao final de seu discurso, o pró-reitor ressaltou o otimismo sobre a atuação da Prae no futuro e a alegria de ter trabalhado com a equipe da pró-reitoria. “Para mim, foi uma linda viagem”, comentou.
Encerrando a cerimônia, a reitora Cicília Maia citou um trecho do livro “Grande Sertão: Veredas”, do escritor mineiro Guimarães Rosa, com o qual buscou sintetizar o conjunto de emoções relatado ao longo da cerimônia: “O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.
Sobre os novos gestores
Ana Angélica do Nascimento Nogueira é técnica-administrativa da Uern desde dezembro de 2010, tendo sido lotada inicialmente na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), onde ocupou o cargo de secretária de pós-graduação.
Entre 2014 e 2020, atuou na Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), assumindo o Departamento de Tesouraria. Já em junho de 2020, foi empossada como pró-reitora adjunta da Prae.
Nestor Gomes Duarte Júnior tomou posse como técnico-administrativo da Uern em 2012, tendo atuado como chefe do setor de Bolsas e Estágios da extinta Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE). Foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UERN) e integrou a diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Em 2020, após a conclusão do curso de Doutorado em Serviço Social, assumiu a chefia do Setor de Capacitação e Treinamento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), na qual atuou também como diretor de Desenvolvimento Organizacional.