Discentes da Faen da Uern participam como delegados da 10ª Conferência Estadual de Saúde

Texto: Lydia Paulino – Estagiária de Jornalismo

Discentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Faen/Uern) participaram, na condição de delegados, da 10ª Conferência Estadual de Saúde, realizada de 23 a 25 de maio, no Centro de Convenções em Natal. José Gabriel Gonçalves, integrante da comitiva da Uern, foi eleito delegado para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá em julho, em Brasília.

José Gabriel Gonçalves reforça que enquanto estudante de Enfermagem, cidadão e usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) é gratificante poder representar a Faen na Conferência Nacional de Saúde. “É muito importante a participação ativa de todos em busca de melhorias na saúde. Tive o imenso prazer participar dos debates nas conferências municipal e estadual, e estou na expectativa para a nacional. Sou muito grato por essa oportunidade”.

Para o discente Pedro Eduardo, coordenador geral do CA de Enfermagem, foi uma experiência incrível e única, onde ele pôde aprender melhor e de forma prática sobre o SUS. “Acho que foi muito importante participar desse momento, foi único”, afirmou.

Lutar pela defesa do SUS e compreender como o sistema funciona é de extrema importância para quem é discente do curso de Enfermagem, de acordo com Ana Raquel de Melo. Ter uma visão da saúde coletiva vai além dos conteúdos teóricos, e participar desse evento como delegada e representando a faculdade de Enfermagem e o setor estudantil foi essencial para mim, para expandir o meu conhecimento sobre os debates acerca da saúde pública”, frisou Ana Raquel.

A discente Lara Lívia Vieira afirmou que visualizar diferentes pensamentos de pessoas que são usuárias do SUS ou gestoras ou trabalhadoras da saúde impactou em seu crescimento profissional. “Foi uma oportunidade imensurável dentro da minha vida acadêmica”.

As Conferências de Saúde representam o maior espaço de controle social no SUS, onde serão debatidas propostas para a saúde no Brasil para os próximos quatro anos. Os debates contam com representações das universidades e instituições formadoras dos SUS, segundo a professora Dra. Maura Vanessa, eleita como representante do segmento prestadora para participar da 17ª Conferência Nacional de Saúde.