Diretoria de Ações Inclusivas da Uern participará da Jornada Peruana de Inclusão

A Diretoria de Ações Inclusivas (Dain) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participará, entre os dias 10 e 13 de julho, em Cusco, no Peru, da II Jornada Peruana de Inclusão – Práticas Educativas, Culturais, Diversidade e Inclusão.

Entre os objetivos do evento estão a discussão sobre os processos de (auto) formação e práticas educativas, a produção histórica da cultura, as (auto) biografias, as identidades e memórias, a educação especial/inclusiva e o lugar da diversidade como espaços de produção de saberes.

De acordo com a professora Dra. Ana Lúcia Aguiar, titular da Dain, a participação trata-se do projeto de internacionalização e inserção internacional das políticas de inclusão para pessoas com deficiência na América Latina.

“Esse é um projeto que nós desenvolvemos em nove países na América Latina. Está dentro do plano estratégico de ação da Uern, através da Dain. Faremos também um trabalho de pesquisa, um trabalho de etnografia. Esse evento está dentro da missão, que é a pesquisa, o estudo e é desenvolver exatamente os convênios, estabelecer parcerias entre a divisão regional de educação de Cusco e a Uern”, detalhou.

Aguiar apresentará, entre outros, temas como o ensino superior e a inclusão de estudantes com deficiência, a democratização do acesso e permanência de estudantes com deficiência no ensino superior, realidades, desafios e perspectivas para pessoas com transtorno do espectro autistas, educação de surdos no Brasil.