...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Diretora da FASSO assume Coordenação Nacional de Graduação da ABEPSS

A diretora da Faculdade de Serviço Social (FASSO/UERN), profa. Dra. Telma Gurgel responderá nos próximos dois anos (2013/2014) pela Coordenação Nacional de Graduação, da Associação de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).

A ABEPSS é uma entidade com mais de 60 anos de atividade no País e congrega todas as escolas e programas de pós-graduação em Serviço Social no Brasil. A Coordenação Nacional de Graduação, assumida por Telma Gurgel, tem como função acompanhar o desenvolvimento do ensino de graduação de Serviço Social no Brasil, bem como participar dos debates nacionais sobre os desafios da formação profissional. Além de Telma, a professora Sâmia Ramos que hoje é a presidenta do CFESS, já foi coordenadora nacional de graduação no período de 2009-2010.

Telma explica que a cada dois anos é eleita uma diretoria com uma executiva nacional composta por 8 pessoas. No último Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), ocorrido no início de novembro em Juiz de Fora, houve a eleição da nova diretoria para mandato de dois anos (2013-2014). A executiva nacional ficou na região Nordeste. A professora Dra. Fernanda Marques assumiu a coordenação nacional de um grupo de pesquisa sobre relações sociais de gênero.

Telma Gurgel reconhece que terá pela frente grandes lutas em defesa da formação profissional de qualidade para os(as) de assistentes sociais. “Nos últimos anos, temos enfrentado uma ofensiva radical do processo de sucateamento e expansão sem qualidade do ensino superior no Brasil. Em articulação com uma acentuada precarização do trabalho nas IES, em particular do docente que vive hoje na pressão do produtivismo doentio. Além disso, temos o agravante do crescimento da modalidade do Ensino a Distância que desrespeita frontalmente as diretrizes curriculares do Serviço Social, ao mesmo tempo em que se distancia do Projeto Ético Político construído pela luta histórica dos(as) assistentes sociais. Assim, sinto que temos uma enorme tarefa pela frente, uma imensa responsabilidade político-acadêmica com a profissão e uma grande oportunidade de, em certa forma, poder representar a UERN no cenário nacional da formação profissional dos as assistentes sociais brasileiros(as)”, conclui Telma Gurgel.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support