O Doutorado Interinstitucional em Educação (DINTER/UERN/UERJ) e a Faculdade de Educação (FE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), promovem no dia 21 deste mês, Conferência sobre “Colonialismo, Ciências Humanas e o Paradoxo Ético na Produção de Conhecimento no Brasil”, ministrado pelo Prof. Luiz Antonio Gomes Senna – ProPEd (UERJ).
A Faculdade de Educação recebe os convidados e pessoas interessadas na temática a partir das 19h, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), Campus Central de Mossoró. Na oportunidade será realizada uma análise crítica da produção de conhecimento em ciências humanas no Brasil, suas condições de adequação e validação no âmbito dos pressupostos metodológicos da cultura acadêmica, em confronto com as dificuldades de se representar o brasileiro, sua cultura e modos de pensar.
A conferência abordará também a discussão das políticas nacionais de avaliação da pós-graduação e de fomento à pesquisa em ciências humanas ou demais ciências aplicadas à educação básica. As inscrições para o evento podem ser realizadas na secretaria da Faculdade de Educação.
CONFERENCISTA – O Prof. Luiz Senna é doutor em Linguística Aplicada e membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, desenvolvendo pesquisas e supervisões no campo da linguística teórico-descritiva e aplicada ao letramento e à alfabetização em contextos sociais interculturais, com ênfase no estudo das representações cognitivas baseadas em sistemas metafóricos e sua repercussão nos processos de formação de professores.