Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Diaad /Neabi/Uern) fará uma programação especial para o Abril Indígena.
O tema será o “Acesso e Permanência de Estudantes Indígenas na Universidade”. A programação conta com a participação de lideranças indígenas do RN, como o cacique Luiz Katu, professor honoris causa da UERN, cacica Lúcia Paiacu, de João Paulo Mello, coordenador da juventude indígena do RN, cacique Warao em Mossoró, Librando Rattia, além da participação de estudantes indígenas de várias comunidades do RN.
“Nossa programação, esse ano, será muito significativa. Queremos ouvir os estudantes, a juventude indígena de nosso estado, e tentar contribuir com o acesso e a permanência deles na universidade. A ênfase das ações afirmativas para indígenas tem sido, num primeiro momento, o ingresso. Temos assim a Lei de Cotas, que garante vagas para estudantes indígenas. Mas a permanência torna-se uma ação secundária. É preciso garantir a permanência dos estudantes indígenas nas universidades e pensar políticas e ações afirmativas efetivas para isso. Precisamos ouvir o que os povos indígenas têm a nos dizer, precisamos valorizar seus saberes, conhecimentos e tradições; precisamos garantir seus direitos. A nossa universidade está aberta a isso”, afirmou Profa. Dra. Eliane Anselmo, Diretora de Ações Afirmativas e Diversidade, da Uern, Eliane Anselmo.
O Diaad conta com parceiras da Prae, Neabi , do IFRN Mossoró, o Posensino e a Aduern.
Programação Abril Indígena – UERN: Acesso e permanência de estudantes indígenas na universidade
15/04 –
10h – Roda de conversa: Questão indígena no Brasil: um relato de pesquisa
Coordenação: Prof. Lauro Gurgel de Brito e Hanieri Alves da Silva
Local: Faculdade de Direito – UERN
28/04 –
19h – Mesa Institucional
19h30 – Conferência: Acesso e permanência indígena na universidade
Conferencista: Professor Dr. Gersem Baniwa – UNB
Local: Auditório FASSO
29/04 –
09h – Toré
Feira de artesanato indígena
Local: Centro de Convivência
13h – Encontro de estudantes indígenas do RN
Local: Auditório da Biblioteca
Mediação: Eula Morais e João Paulo Mello
16h – Entrega da carta estudantil à Magnífica Reitora
17h – Caminhada de encerramento
Outras informações com você pode conseguir com a Diaad ou Neabi nos e-mails diaad@uern.br e neab.uern@gmail.com.