Uern e II Ursap promovem nova ação do Dezembro Vermelho no Campus Mossoró

Texto: Maurício Barros – Estagiário de Jornalismo

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em parceria com a II Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), realiza na próxima segunda-feira, 19 de dezembro, das 18h às 21h, a segunda ação referente ao Dezembro Vermelho.

A atividade tem o objetivo de conscientizar a comunidade universitária e público externo sobre a importância do combate ao HIV/AIDS. A ação contará com a testagem para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como sífilis e HIV; e também terá testes rápidos para Covid-19.

A professora Jéssica Figueiredo, assessora de Transparência e Governança da Uern, afirma que na ação da última quarta-feira (14), houve uma grande procura, principalmente da comunidade interna, e acrescenta: “Isso nos deixou muito felizes, por saber que nossos estudantes e servidores estão preocupados com a saúde e utilizando os serviços que a universidade está oferecendo”, afirmou Jéssica.

A ideia é facilitar o acesso da comunidade interna e externa às informações, cuidados e prevenção dessas infecções. E oportunizar que o turno da noite também tenha acesso aos serviços.

A atividade tem o apoio das Faculdades de Enfermagem (Faen) e de Ciências da Saúde (Facs) na realização dos testes. Além da assistência logística da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).