A comitiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que apresentou oito trabalhos no IX ENCUENTRO INTERNACIONAL “PRESENCIA DE PAULO FREIRE”, realizado em Cuba, no período de 02 a 06 de maio, compartilha a experiência adquirida.
Participaram do evento, compondo a Delegação de Mossoró, com representação da UERN e do Colégio Diocesano de Santa Luzia: Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Charles Lamartine de Sousa Freitas, José Evangelista de Lima, Rosilene Ramos, Stenio Brito Fernandes e Rosa Maria da Costa Siqueira.
A professora Ana Lúcia Aguiar, diretora da DAIN e professora da Faculdade de Educação e da Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), destaca que o evento sinalizou para o aprofundamento da investigação dos aportes teóricos e práticos da obra de Paulo Freire sobre a construção de poder desde a Educação Popular nos diferentes espaços educativos e apontou sobre o espaço, durante o evento, das trocas de experiências de construção na metodologia freireana. Ana Lúcia destaca a importância da troca de experiências quanto aos processos de educação inclusiva para contribuir com o seu fortalecimento desde a dinâmica social.
Dos oito trabalhos apresentados, três foram desenvolvidos pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) – pesquisas em processo de realização com discentes com deficiência. Os outros cinco trabalhos foram elaborados a partir das aulas de campo desenvolvidos nas disciplinas Memória, Formação e Pesquisa (Auto) Biográfica e Movimentos Sociais e Educação Popular, do POSEDUC, ministradas pela professora Ana Lúcia Aguiar, nos quais as discussões sobre Paulo Freire são centrais.
As discussões foram problematizadas por pesquisadores de vários países do mundo na soma e compartilhamento de suas experiências com os pesquisadores cubanos dentre os quais: Brasil, Argentina, Equador, Panamá, Estados Unidos, México, Chile, Moçambique, Angola, Portugal, Colômbia, Honduras, Uruguai.
Um dos destaques no evento foi a apresentação do vídeo “Narrativas e Empoderamento em Histórias de Mim: Memórias das Lições de Paulo Freire em Angicos/RN”, fruto de uma pesquisa realizada, em Angicos, pela Delegação Mossoroense, que aborda uma reconstrução das memórias dos alunos e alunas de Paulo Freire nas 40 Horas de Angicos. Em suas narrativas, as marcas dos momentos de experiência e aprendizagem a partir do método Paulo Freire como potencializador da palavra, dos contextos de vida, das vozes dos protagonistas homens e mulheres simples.
Relatos:
O diretor geral da Faculdade Diocesana de Mossoró, Charles Lamartine, ressalta o aprendizado: “Mergulhar em uma diversidade cultural com diferentes saberes e diferentes formas de organização social me permitiu a compreensão do paradoxo vivido pelo povo cubano, mas, sobretudo, me propiciou a reorganização de ideias e um colossal aprendizado nas dimensões cognitiva e humana”.
O professor José Evangelista de Lima, vice-diretor da Faculdade de Educação da UERN e mestrando do POSEDUC, ressalta que a viagem a Cuba foi de grande importância acadêmica. “Projetamos o nome da nossa UERN no cenário internacional, como também compartilhamos saberes com as diversas delegações presentes. Essa viagem nos proporcionou a vivência com culturas, costumes e tradições diferentes das nossas, ampliando nossos conhecimentos e percepções do ser humano, como ser complexo, antropológico, psicossomático e histórico”, destacou Evangelista Lima.
A coordenadora pedagógica do Colégio Diocesano Santa Luzia, Rosilene Ramos, destaca a diversidade cultural: “Conhecer a arquitetura histórica que impressiona, costumes do povo cubano, o seu eficaz sistema educacional, sua organização social complexa e marcada por desigualdades, me fez aprender muito com o outro e crescer imensamente como ser humano”.
Aluno especial do POSEDUC, Stênio Brito Fernandes, também fala sobre a experiência: “As lições de Paulo Freire ficaram marcadas neste encontro em Cuba, foram ricas as experiências para minha formação continuada, onde busco a autoformação como prática de poder.
Este encontro criou possibilidades para a minha construção como ser formador que ensina e está aprendendo ao ensinar”
Trabalhos desenvolvidos pela DAIN apresentados no Eixo Temático: Educación Inclusiva. Experiencias y retos:
1. Educação Inclusiva e Efetivação de Direito: roda de conversa em cadeira de rodas
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
Camila Morais da Rocha
2. Como vou aprender se sou cego: a experiência pedagógica de discentes com deficiência visual no Ensino Superior
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
Samuel Carvalho Rebouças
3.Histórias silenciadas das discentes com deficiência intelectual rompem barreiras do silêncio e contam histórias de inclusão
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
José Bezerra Neto
Trabalhos aprovados de alunos do POSEDUC:
1. Empoderamento e Libertação: Memórias, Lutas e Resistência de Mulheres Camponesas
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
José Evangelista de Lima
Francinilda Honorato dos Santos
2. As Contribuições de Paulo Freire no Percurso de Constituir-me Profissional: Experiência Formadora e Escrita de si como recurso para (Auto) Formação
Rosilene da Costa Bezerra Ramos
Charles Lamartine de Sousa Freitas
3.Programa Brasil Alfabetizado: Contribuições de Paulo Freire para uma Alfabetização Emancipatória do Sujeito
Charles Lamartine de Sousa Freitas
Rosilene da Costa Bezerra Ramos
4.Narrativas (Auto) Biográficas da História de Escolaridade: Experiências Educativas como Prática de Construção de Poder
Stenio de Brito Fernandes
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
Eliane Correa Cota.
5. Narrativas (Auto) Biográficas de uma Professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE): Experiência Formadora
Rosa Maria da Costa Siqueira
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
Stenio de Brito Fernandes