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DAIN/UERN discute plano de ação nos Campi Avançados

Entre os dias 02 a 10 de abril de 2014, a Diretoria de Apoio à Inclusão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN) realiza uma Programação, nos Campi Avançados de Patu, Assú, Caicó, Pau dos Ferros e Natal.

O objetivo é apresentar e discutir o Plano de Ação, em que consta um estudo sobre a Acessibilidade na UERN, além do plano estratégico para a efetivação de Obras, aquisição de Equipamentos, necessidade de Recursos Humanos e planos e metas para o quadriênio.

A Diretoria de Apoio à Inclusão desenvolve um trabalho com uma equipe multidisciplinar fundamentada pelos princípios da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no atendimento aos discentes e comunidade acadêmica. Da mesma forma, tem sua vocação com vistas à comunidade local, considerando o princípio da coletividade alicerçado por sua convicção de um trabalho mirando à inserção social.

Sua proposta de inclusão é alimentada por ações sistemáticas com planos e cronogramas de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, o que demanda uma infraestrutura específica, básica, para o desenvolvimento de ações concretas de uma equipe com técnicos especializados. Da mesma forma, e com o mesmo tom, a interação e trabalho em conjunto com as Escolas Públicas de Ensino Básico, bem como as instituições locais das quais somos parceiras e dialogamos na reciprocidade de atividades. Esse diálogo de trocas e compartilhamentos estão dentro de suas demandas educativas e sociais para a comunidade escolar e local.

A diretora da DAIN, Profesora Ana Lúcia Oliveira Aguiar, assegura que com a Lei Estadual Nº 9.696, de 25 de fevereiro de 2013, e sua efetivação no Processo Seletivo Vocacionado/2014, dispondo sobre 5% de vagas para candidatos com deficiência, “alarga nossa responsabilidade de atendimento a todos e todas, na trajetória da política de acessibilidade”. Esse processo, reafirma a professora, “implica, sem restar dúvida, na adesão da comunidade acadêmica e comunidade local com vistas à acessibilidade a partir de ações voltadas para a quebra de barreiras físicas, atitudinais, conceituais, procedimentais”.

A UERN conta, conforme dados de 2013.2, com 53 discentes com deficiência e necessidades educacionais especiais cadastrados na DAIN, e partir de 2014, com cerca de 35 aprovados nas cotas para candidatos com deficiência no último PSV, o que lhe permitirá uma vivência de trocas, compartilhamentos e aprendizagens. Além desse total, vislumbra-se ainda candidatos com deficiência aprovados no referido PSV, seja nas cotas sociais ou nas vagas regulares. “Buscamos empreender o exercício cotidiano de reflexão e de crítica sobre os processos formativos que envolvam os sujeitos nos espaços escolares e não-escolares, pensando numa inserção mais acurada dos mesmos na realidade que os cerca e tomando como referência o fato de que essa realidade jamais estará desvinculada do legado cultural que os constitui enquanto sujeitos produtores históricos de sentido e de práticas sociais”, afirma Ana Lúcia Aguiar.

A DAIN/UERN, ao traçar e trilhar os caminhos da inclusão, reforça uma prática que, sem dúvida, permitirá aos discentes com deficiência e com necessidades educacionais especiais a construção de sua cidadania e um convívio que prima pela participação plena e efetiva dos direitos de todos e todas ao convívio humano, à participação plena e efetiva na escola e na sociedade.

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