DAIN adquire mais duas cadeiras de rodas para a consolidação da inclusão na UERN

A Diretoria de Apoio à Inclusão (DAIN), da Universidade do Estado Rio Grande do Norte (UERN), anuncia a aquisição de duas cadeiras de rodas, compradas com verbas provenientes do I Encontro Regional de Narrativas Autobiográficas, promovido no período de 10 a 12 de dezembro de 2013. O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), da Faculdade de Educação (FE), da Instituição.

Segundo a Diretora do DAIN/PROEG/UERN, Professora Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro, esta conquista sinaliza a trajetória rumo à soma de esforços para a consolidação da inclusão dos alunos com deficiência na UERN, já que as cadeiras de rodas, servirão para os discentes na Universidade. Dessa forma, a DAIN fortalece mais sua atuação, com vistas às políticas afirmativas perante a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

A Diretoria de Apoio à Inclusão desenvolve um trabalho com uma equipe multidisciplinar fundamentada pelos princípios da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no atendimento aos discentes e comunidade acadêmica. E também tem sua vocação com vistas à comunidade local, considerando o princípio da coletividade alicerçado por sua convicção de um trabalho mirando à inserção social. Sua proposta de inclusão é alimentada por ações sistemáticas com planos e cronogramas de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, o que demanda uma infraestrutura específica, básica, para o desenvolvimento de ações concretas de uma equipe com técnicos especializados.

A Professora Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro afirma que “para a inclusão só com a soma de energias favoráveis à quebra de barreiras físicas, atitudinais, procedimentais, conceituais e que a DAIN vem elaborando, com intensidade, projetos para a captação de recurso, como, de fato, os já aprovados desde outubro de 2013. Desenvolver ações e práticas afirmativas, no rumo da consolidação dos três pilares básicos, Obras, Equipamentos e Recursos Humanos, entendido pela DAIN é condição imprescindível na efetivação da inclusão de discentes com deficiência.