Cursos da UERN tem bom desempenho no ENADE

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) teve um desempenho satisfatório no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

O curso de Direito do Campus Avançado de Natal obteve conceito cinco, a nota máxima. “Isso é resultado de um intenso trabalho dos professores pela melhoria e qualificação do nosso ensino. Temos seis projetos de extensão e dois grupos de pesquisa. Hoje mais de 70% do nosso corpo docente é formado por mestres e doutores. Esse resultado é a continuidade constante do aperfeiçoamento do nosso curso”, analisou Sérgio Alexandre Braga, coordenador do curso de direito do Campus de Natal.

O curso de Direito do Campus Central ficou com quatro. “Recebo essa notícia com muita alegria. Isso é resultado de muito trabalho e da qualidade de estudantes e professores. Parabenizo toda a comunidade da Faculdade de Direito e a sociedade em geral. Nosso curso é reconhecido como um dos melhores do país”, frisou Francisco Soares de Queiroz, diretor da Faculdade de Direito (FAD).

As habilitações de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Departamento de Comunicação Social (DECOM) tiraram quatro. “Ficamos a frente da maioria dos cursos do Nordeste e de universidades importantes como as federais do Ceará e de Pernambuco. São cursos com mais de 20, 40 anos de existência e com muito mais estrutura. Também ficamos a frente de universidades particulares como UNIFOR e UnP. É muito para um curso com apenas dez anos de existência. Isso mostra que se a universidade pública investir um pouco mais teremos um curso de excelência”, avaliou Fabiano Morais, chefe do Departamento de Comunicação Social.

Outro curso com nota quatro foi o de administração do Campus Central. “O Departamento já vem a algum tempo incentivando os alunos a levarem o ENADE a sério. Isso reflete o empenho dos alunos e o trabalho dos professores aliado ao cumprimento das diretrizes do curso de administração”, frisou a chefe do Departamento de Administração Elizabeth Veiga.

Tiraram nota três dos cursos de Administração de Pau dos Ferros e Macau; Contábeis de Alexandria, Mossoró, Macau e Patu; Turismo de Natal, Areia Branca e Mossoró. Ficaram com nota dois os cursos de Ciências Econômicas de Assu, Mossoró e Umarizal. O de Pau dos Ferros foi o único a ter nota um.

Para a professora Sirleyde Dias de Almeida, pesquisadora/procuradora institucional da UERN, o desempenho foi bom. “Nós nos saímos muito bem. Com exceção de Economia, todos os cursos tiveram uma boa avaliação. O resultado foi muito bom em vista das nossas dificuldades de infraestrutura. Isso mostra a capacidade do nosso corpo docente”, comemorou.

O Reitor Pedro Fernandes considerou bom o desempenho da UERN e anunciou que vai discutir melhorias para o curso de Economia. “Recebemos como um resultado positivo, considerando nossa excelência em Direito. Devemos conversar com os cursos de Economia para identificar os pontos negativos e resolvê-los. Já para os cursos de Administração,Turismo, Contábeis, Direito e Comunicação, vamos trabalhar para ampliar a nota”, acrescentou.

Veja a tabela de desempoenho AQUI