Foi aberto, na noite desta quarta-feira, 17 de julho, no auditório da Faculdade de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEF/UERN), o II Seminário sobre Pessoa Idosa: políticas e direitos. O evento é organizado pela Faculdade de Serviço Social (FASSO), Departamento de Serviço Social (DESSO) e Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Terceira Idade (NEPTI) da UERN.
O discurso de abertura foi proferido pelo vice-reitor Aldo Gondim, professor do Departamento de Educação Física, que elogiou a iniciativa. “Hoje nós sediamos esse segundo seminário e nos sentimos muito orgulhosos com um evento dessa natureza. Sei da preocupação do curso de Serviço Social com as políticas públicas para os idosos. No próximo semestre vamos ministrar uma disciplina de lazer para o idoso e desde já coloco os nossos alunos à disposição de vocês”, frisou. O Pró-Reitor de Extensão, Etevaldo Almeida, destacou a importância do NEPTI.
“É uma satisfação a gente estar aqui representando a Pró-reitoria e o NEPTI é um dos núcleos mais antigos de extensão da UERN. A gente fica feliz com esse trabalho realizado por vocês”, destacou. A palestra de abertura foi proferida pela assistente social Francileide Ferreira, que trabalha no Plantão Social da Prefeitura de Mossoró. Ela abordou o assunto “Garantia e Violação de Direitos”.
A assistente social explicou que a violência contra o idoso se dá de três formas: física, financeira e psicológica. Ela citou também a violência institucional que ocorre quando os abrigos não contam com as mínimas condições de sobrevivências, o abandono e a negligência/autonegligência (quando o idoso desiste de viver por causa do abandono). Ela relatou que em Mossoró, apenas no plantão social, foram registrados 25 casos de violência contra idosos no período de janeiro a maio.