...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CURSO DE DIREITO REALIZA ‘I FÓRUM EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E VIOLÊNCIA’

No próximo dia 28 será realizado, no Campus de Natal, o I Fórum Educação, Direitos Humanos e Violência, com o tema “Cultura dos Direitos Humanos, Cultura da Paz”. O evento é uma iniciativa do Curso de Direito, sob a coordenação geral da professora Maria Audenôra das Neves Silva Martins.

Segundo seus organizadores, o evento se justifica pelo aumento e banalização da violência nas relações interpessoais de todos os tipos e em todos os lugares na sociedade brasileira. “A violência contra crianças, jovens, mulheres, homens e idosos, independente da classe social, vem aumentando”, justifica a coordenadora geral do Seminário.

O “I Fórum Educação, Direitos Humanos e Violência” tem por objetivo incentivar a reflexão e o debate da cultura dos direitos humanos como forma de enfrentamento à cultura da violência.

“Tendo em vista que a Educação é a principal arma para não permitir que a violência se torne “um estilo de vida”, acreditamos que todos devem somar esforços e atuar de forma integrada e contextualizada, não considerando a questão da violência como exclusiva preocupação da segurança pública”, acrescenta a professora Audenôra.

Os temas que estarão em discussão no evento são: o estudo da violência, a violência contra a criança e o adolescente; as mulheres em situação de violência doméstica: limites e possibilidades de enfrentamento; a adolescência, o judiciário e a sociedade; um olhar sobre o delinqüente; os direitos humanos e cidadania, e projeto de pesquisa: direitos humanos, educação e violência simbólica (estudo do conceito de violência simbólica no contexto escolar e sua relação com o abandono intelectual).

O Fórum será dividido em dois momentos. No primeiro, serão ouvidos os seguintes expositores: Maria Margarida Simplício de Souza (conselheira e coordenadora do Núcleo de Assistência Jurídica da OAB/RN), Rossana Roberta Pinheiro de Souza (coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias – Codimm/Sesed), juiz Sérgio Roberto Nascimento Maia (da 2ª Vara da Infância da Juventude da Comarca de Natal), professora Tereza de Lisieux Lopes Frota (Autora do livro: Entre o pavilhão e o inferno – a trajetória dos meninos infratores no CEDUC-Pitimbu), professor Otávio Augusto Tavares (Secretário de Educação do Estado do RN), e o jornalista  Flávio Rezende (ativista social e Presidente da Casa do Bem).  O professor Sérgio Alexandre de Morais Braga Júnior, da UERN, será o coordenador dos trabalhos.

No segundo momento, haverá a participação dos alunos do 2º período de Direito do Campus de Natal e do Núcleo de Nova Cruz.

A comissão organizadora do evento é formada por alunos do CAN e do Núcleo de Nova Cruz, com a orientação das coordenadoras do curso de Direito nas duas unidades, professoras Patrícia Moreira e Aurélia Queiroga.

O evento tem o apoio da Livraria Siciliano, da Aduern e do Núcleo de Eventos do CAN/Uern.

SERVIÇO:
I Fórum Educação, Direitos Humanos e Violência
Dia 28/07, a partir das 18h, no Auditório do Campus Avançado de Natal – CAN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support