Neste sábado (02), o curso de Direito do Campus de Natal está organizando mais um trote solidário. Desta vez, os estudantes vão mobilizar a comunidade acadêmica para coletar doações de sangue e ajudar a reforçar os estoques do Hemonorte, para o Carnaval.
Durante esta semana, está sendo realizado um trabalho de sensibilização dos estudantes, professores, servidores e moradores das proximidades do Campus de Natal, para que participem da ação, doando sangue.
No dia da ação, a unidade móvel do Hemonorte iniciará as coletas de sangue às 8h, em frente ao Campus de Natal, que fica na Avenida Ayrton Senna, 4241, Neópolis. Os doadores serão atendidos até às 13h.
No auditório do Campus de Natal, alunos do curso de Direito irão proferir uma palestra sobre os direitos e benefícios, garantidos por lei, para os doadores de sangue; e alunos do curso de Turismo estarão realizando atividades lúdicas.
“Nós falaremos sobre as leis que garantem isenção da taxa de concursos estaduais para doadores de sangue, a partir da terceira coleta, e do direito de um dia de folga no trabalho para o doador”, explica a aluna Vânia Santos, caloura de Direito e uma das idealizadoras do trote solidário, com o apoio do coordenador do curso, Prof. Dr. Sérgio Alexandre Braga, e da Profa. Dra. Maria Aldenora Neves.
Como incentivo à participação, os alunos de todos os cursos do Campus de Natal, que fizerem a doação de sangue e assistirem a palestra, ganharão crédito de duas horas de atividade complementar.
A organização do trote solidário espera coletar cerca de 80 doações. O Hemonorte reforça que 15 dias após a doação, os doadores podem retirar gratuitamente o resultado dos testes de HIV, Hepatite B e C, e HTLV, na sede do órgão, na Avenida Alexandrino de Alencar, no Tirol, ou no posto de coleta localizado no Complexo Cultural de Natal, administrado pela UERN, na Zona Norte.