Há cerca de quatro meses, centenas de alunos de escolas públicas ocuparam as salas de aula do Campus Central, aos sábados, com um sonho em comum: o acesso ao Ensino Superior. Prestes a fazerem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2019), que ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro, os alunos do Projeto de Extensão Cursinho Popular, da Rede Emancipa da UERN, terão um último encontro neste sábado, 26 de outubro, quando será realizado o encerramento das atividades.
O encerramento oficial do Cursinho Emancipa ocorrerá das 8h às 11h30, no Ginásio do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional – Professor Francisco de Assis Pedrosa), localizado na Rua Pedro Valamira Fernandes, Alto de São Manoel, Conjunto Walfredo Gurgel.
O projeto contou com uma grande rede de apoio de voluntários e a parceria fundamental da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), através da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC).
O professor Jefferson Garrido, coordenador do projeto, informa que a programação do encerramento contará com uma palestra motivacional com a jornalista Kauanny Sousa, egressa da UERN, atividades lúdicas e recreativas desenvolvidas pelos professores, depoimentos de alguns alunos por sala, uma apresentação de poesia pelo grupo SLAM Mossoró e uma aula de relaxamento tai chi chuan, com o mestre Gildo Bento. Também serão apresentados os resultados da avaliação feita entre os alunos e um show com a banda Sem Retorno, do IFRN.
Estiveram envolvidos cerca de 100 professores voluntários, alunos de graduação e pós-graduação da UERN e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) como UFERSA, IFRN e UnP, além de professores do Ensino Médio de várias escolas e de outros cursinhos de Mossoró.
“Agradeço a dedicação dos vários monitores do curso de Letras que atuaram na correção das redações, monitores de Comunicação Social que apoiaram a coordenação e auxiliaram os professores na preparação das salas e no uso de equipamentos, bem como contamos com o apoio da direção da FAFIC [Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais] e da FACEM [Faculdade de Ciências Econômicas] e das secretarias do DECOM [Departamento de Comunicação] e do DART [Departamento de Artes]”, afirma Garrido, complementando que o curso Emancipa terá uma próxima edição em 2020.