Culto aos Orixás encerra programação religiosa pelo aniversário de 55 anos da Uern

Como parte da programação religiosa em comemoração aos 55 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), o Campus Mossoró sediou na tarde desta segunda-feira, 25, o Culto aos Orixás – Chuva de Bênçãos e uma louvação ao baobá plantado no pátio do Centro de Convivência.

Representantes da comunidade acadêmica e de religiões de matriz africana participaram do evento alusivo a mais um aniversário da Uern, que promove e apoia a diversidade religiosa em todos os seus espaços de atuação, reforçando o título de uma instituição socialmente referenciada e inclusiva para todos os povos, raças e religiões.

O Pai Bolinha de Ogum, cartomante Francisco Wellington e coordenador de articulação sócio, político e religioso do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndia de Mossoró/RN, disse ser muito gratificante a atuação da Uern ao longo dos anos em promover a diversidade religiosa e combater o preconceito.

“É uma satisfação, como sempre, estar aqui trazendo bênção, a bênção dos orixás, a bênção dos encantados. Muito axé, paz e alegria. Que a Uern continue sendo muito abençoada, com vida longa, acolhendo a todas as pessoas e se desenvolvendo cada vez mais”, comentou.

Para Lucas Súllivam Marques Leite, coordenador geral do Fórum das Comunidades Tradicionais, “esse momento simboliza para as religiões de matriz africana, em especial aquelas do território de Mossoró, o acolhimento que a Universidade vem tendo nas últimas décadas com essa pauta”.

A reitora Cicília Maia ressalta que a Uern precisa ser vestida cada vez mais de povo.

“Quando a gente diz que essa Universidade pode ser cada vez maior, cada vez mais forte, é nessa perspectiva, é de vestir essa Universidade de povo, de todas as cores, de todas as necessidades, de todas as diversidades. É essa Universidade que eu tenho certeza que todos nós acreditamos, de todas as suas diversidades, de portas abertas para esse acolhimento”, ressaltou.

Celebrações

A programação religiosa pelos 55 anos da Uern contou ainda com um Culto Evangélico na Igreja do Nazareno Central de Mossoró, no dia 21, e uma missa de Ação de Graças, ontem, 24, na Catedral de Santa Luzia, em Mossoró.