...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Culto aos Orixás celebra os 56 anos da Uern

A última atividade religiosa que integra as comemorações pelos 56 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foi realizada agora há pouco. Um Culto aos Orixás reuniu representantes de vários terreiros e comunidade acadêmica no Campus Mossoró.

Reforçando o título de uma instituição socialmente referenciada e inclusiva para todos os povos e raças, a Uern promove e apoia a diversidade religiosa em todos os seus espaços de atuação. Foi assim com a realização de um Culto Evangélico na Igreja do Nazareno (dia 19) e uma Missa em Ação de Graças na Catedral de Santa Luzia (dia 22).

A reitora Cicília Maia exaltou a pluralidade, em todos os sentidos, que é característica da Universidade.

“A nossa universidade é plural, diversa e acolhe a todos e todos. Um momento como esse, em ter o Culto aos Orixás, integrada à programação de 56 anos da nossa Universidade, mostra também o nosso compromisso com todos e todas. Estamos aqui para celebrar juntos e juntas de todas as pessoas e para fortalecer cada vez mais a nossa Universidade e pedir as bençãos de acordo com a crença de cada um”, destacou.

O Pai Bolinha de Ogum, cartomante Francisco Wellington e coordenador de articulação sócio, político e religioso do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndia de Mossoró/RN desejou vida longa à Uern.

“É mais um ano que a gente está aqui representando o Fórum de Terreiros de Mossoró, mostrando a cultura afro-ameríndia do nosso povo de terreiro. Para mim é um orgulho imenso. É muito importante sim que a Universidade sempre está de portas abertas para o nosso povo terreiro, porque nós somos religião assim como todas as religiões são. E para nós é uma alegria imensa pelos 56 anos de Uern e a gente estar aqui sempre presente”, comentou.

A professora Eliane Anselmo, titular da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad), lembrou que a integração do Culto aos Orixás à programação de aniversário da Uern é também uma política afirmativa voltada para os saberes tradicionais.

“A Uern se legitima cada vez mais como esse saber que acolhe, acolhendo as diversas formas de crença, as diversas culturas, os diversos saberes da tradição”, ressaltou.

Aniversário

A programação festiva pelos 56 anos da Uern continua nesta quinta-feira, 26, com a instalação da sede do Governo do Estado na Reitoria e se encerra na sexta-feira, 27, com a tradicional Assembleia Universitária, a partir das 15h, no Requinte Buffet, em Mossoró.

 

Fotos: Bruno Soares e Ricardo Morais

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support