A reitora Cicília Raquel Maia Leite e as ex-reitoras da Uern: Maria Gomes de Oliveira (in memorian), Maria das Neves Gurgel de Oliveira Castro e Fátima Raquel Rosado Morais, foram homenageadas pelo Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Norte em sessão plenária especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC-RN), na tarde desta quarta-feira (29).
Além da reitora e das ex-reitoras da Uern, o CEE-RN homenageou outras 19 mulheres que desempenham ou ocuparam cargos de gestão e decisão no cenário estadual da educação superior. Foram homenageadas a titular da pasta da Educação do RN, Maria do Socorro Silva Batista, e sete ex-secretárias; a ex-reitora Ângela Maria Paiva Cruz, que até hoje foi a única mulher a ocupar a reitoria da UFRN; as ex-presidentes da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (Fapern): Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia, Maria Bernadete Cordeiro de Sousa, Maria Josely Figueiredo Gomes e Maria Lúcia Pessoa Sampaio; e sete ex-diretoras do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy: Eleika Bezerra Guerreiro, Maria do Socorro Galvão, Maria de Fátima Pinheiro Carrilho, Marlene Fernandes Ribeiro, Antônia Zélia Dantas, Débora Faria Gurgel e Marcia Maria Alves de Assis.
O presidente CEE-RN, Aécio Cândido, presidiu a solenidade destacou a participação feminina no comando e na decisão dos rumos da Educação no RN, especialmente na Uern, onde foi vice-reitor, ao convidar a reitora Cicília Maia para falar em nome das homenageadas.
“Para mim é uma honra falar em nome de mulheres extraordinárias que contribuíram e contribuem de forma significativa para a educação no Rio Grande do Norte. Mulheres que dedicaram tempo e expertise para levar educação pública, gratuita e de qualidade, da educação básica à pós-graduação, aos norte-riograndenses. Quero agradecer às conselheiras Leideana Bacurau e Ângela Paiva, pela proposição e às demais conselheiras e conselheiros pela aprovação dessa homenagem”, iniciou a reitora.