...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Conselho Diretor compõe comissão para analisar proposta de reestruturação administrativa da Uern

O Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) compôs uma comissão com representantes dos segmentos docente, discente e técnico-administrativo para analisar a proposta de reestruturação administrativa da Uern. A proposta da comissão foi apresentada pela presidente do Conselho e reitora da Uern, Cicília Maia, na abertura da reunião desta tarde. A proposição foi aprovada por unanimidade pelos demais conselheiros

A proposta busca criar o Programa Estratégico de Governança e Modernização Institucional trazendo eficiência acadêmica e administrativa através de um processo sistêmico e participativo de cogestão, promovendo uma gestão descentralizada, com estímulo à cogestão acadêmica e administrativa em todos os campi, desburocratizando os serviços e legitimando as ações da instituição.

Dentre as principais mudanças que a nova estrutura administrativa da Uern irá proporcionar, destaca-se a criação da Diretoria de Gestão Acadêmica Hospitalar, que atuará na organização acadêmica, ensino, pesquisa e extensão, da Maternidade Parteira Maria Correia. A Diretoria funcionará como elo entre a Assistência e a Academia, contribuindo para a melhor organização dos serviços educacionais realizados na Maternidade, em nível ambulatorial e hospitalar, na perspectiva de qualificar o processo assistencial e ainda potencializar a formação no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta também prevê a criação da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade, que compõe um quadro referencial, analítico e prospectivo sobre Diversidade, Inclusão, Pluralidade, Ações Afirmativas, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Educação em Direitos Humanos, Identidade de Gênero, Mulheres, dentre outras palavras e expressões correlatas, que se relacionam de forma enfática e específica à visão da Universidade. Além disso, a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas será ampliada, com a criação de novos setores que possibilitam a prestação de serviços de forma mais ágil e ainda mais humanizada.

Também estão previstas adequações nas pró-reitorias de Planejamento, de Administração e de Gestão de Pessoas, com a criação de novos setores administrativos diretamente ligados à gestão da autonomia financeira e patrimonial da Universidade.

Um dos principais pontos de reivindicação da comunidade acadêmica, oferta de internet nas unidades da Uern, também está contemplada. Com a nova estrutura, a Uern passará a contar com uma superintendência de Tecnologia da Informação, que absorve e reestrutura a atual Diretoria de Informatização (Dinf), como instrumento essencial para avançarmos no desenvolvimento e manutenção de sistemas e modernizamos a nossa estrutura tecnológica.

A comissão terá um prazo de 15 dias para apresentar uma análise.

Confira a composição da comissão:
Francisco Dantas – Presidente
Dyjardan Carvalho – Relator do projeto
José Ronaldo – Representante dos Docentes
Irani Silveira – Representante dos Técnicos-Administrativos
Petrônio Oliveira – Representante dos Discentes

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support