Confira a programação do I Simpósio de Estágios Obrigatórios da Uern que ocorrerá entre 25 e 27 de junho

Entre os dias 25 e 27 de junho, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promoverá o I Simpósio de Estágios Obrigatórios, um evento inovador voltado para a troca de experiências e boas práticas nos estágios supervisionados. Com uma programação diversificada, o simpósio busca reunir professores, alunos e profissionais para discutir os desafios e sucessos dos estágios obrigatórios em diferentes cursos da Universidade.

O evento terá início no dia 25 de junho, às 16h, com uma palestra de abertura conduzida pelo professor Ermeton Duarte da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Intitulada “Vivências e práticas de aprendizagem no Estágio Obrigatório”, a palestra será transmitida pelo canal oficial da Uern no YouTube, permitindo amplo acesso e participação.

As inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento deste formulário eletrônico. A realização é do Departamento de Estágios Obrigatórios (DEO), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).

Confira AQUI a relação de trabalhos aceitos.
Veja: Mesas Confirmadas

Programação Descentralizada

No dia 26 de junho, as atividades se descentralizam, com apresentações de relatos de experiência e boas práticas em diversos campi da Uern. Entre os destaques, estão as sessões organizadas pelos cursos de Pedagogia no Campus Patu, Comunicação no Departamento de Comunicação (DECOM) da Uern, e os cursos da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat). Esses encontros ocorrerão em formato online, facilitando a participação de estudantes e profissionais de diferentes localidades.

Entre os destaques do evento, estão também as sessões do curso de Enfermagem do Campus de Caicó e a oficina sobre instrumentalidade no Serviço Social.

No dia 26 de junho, durante o turno matutino, o curso de Enfermagem do Campus de Caicó apresentará a sessão intitulada “Estágio obrigatório: vivências e resultados”. Sob a responsabilidade dos professores Me. Johny Carlos (Faen) e Dra. Jéssica Tinoco (Enfermagem Campus Caicó), essa atividade será realizada em formato online. Os alunos e profissionais terão a oportunidade de compartilhar e discutir as práticas de estágio supervisionado, abordando os desafios e sucessos enfrentados ao longo do percurso acadêmico.

No mesmo dia, durante o turno vespertino, a Faculdade de Serviço Social (Fasso) promoverá uma oficina presencial sobre “Instrumentalidade no Serviço Social e o Estágio Obrigatório”. A oficina será ministrada pelo professor André Menezes, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e ocorrerá no auditório da Fasso. Este encontro visa aprofundar a compreensão sobre a instrumentalidade no contexto do serviço social, oferecendo aos participantes ferramentas práticas e teóricas para aprimorar suas práticas de estágio.

Mesa Redonda e Oficinas

O dia 27 de junho será marcado por uma intensa programação que inclui uma mesa redonda sobre “Vivências e Boas Práticas aplicadas no Estágio Obrigatório” das 14h às 18h. Diversos cursos, como Ciências da Computação, Matemática, Biologia, Química e Física, apresentarão suas experiências sob a coordenação de professores especializados.

Além disso, no Campus Natal, haverá uma série de oficinas e exposições, incluindo uma exposição de empresas de estágio como Superestágio e CIEE, uma exposição fotográfica sobre vivências de estágio, e oficinas práticas como “Conhecendo o PJE” e “Vivência de letramento: cultura junina e religiosidades”. Estas atividades proporcionarão um ambiente de aprendizagem dinâmica e interação entre os participantes.

O simpósio culminará com um café cultural, que contará com apresentações de dança contemporânea e uma mesa colaborativa de café, no Pátio do Complexo Cultural. Para encerrar, uma mesa redonda sobre a Lei 10.639/2003, que trata da história política e desafios, contará com a participação de debatedores como Baba Cláudio, Yá Luciene e a graduanda Ana Carolina, com mediação de Valdicley Eufrausino.

Impacto e Perspectivas

O I Simpósio de Estágios Obrigatórios da Uern promete ser um marco significativo na troca de conhecimentos e práticas de estágio supervisionado, proporcionando um espaço de aprendizado coletivo e reflexões importantes para a melhoria contínua dos cursos de graduação. Este evento não apenas destaca a importância do estágio na formação acadêmica, mas também reforça o compromisso da Universidade com a excelência educacional e a formação integral de seus estudantes.

Para mais informações e detalhes sobre a programação, entre em contato com a coordenação do simpósio: estagiosobrigatorios.proeg@uern.br.