Conferência debate futuro climático do Rio Grande do Norte e busca soluções sustentáveis

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em parceria com uma série de grupos acadêmicos e movimentos sociais, está organizando a Conferência Livre de Meio Ambiente, com o tema “Clima Potiguar: Desafios e Caminhos para o Futuro do Rio Grande do Norte”. O evento será realizado no dia 31 de outubro de 2024, das 14h às 22h, em formato híbrido (presencial e online). A parte presencial ocorrerá no auditório da Escola de Música do Campus Mossoró.

A conferência oferecerá um espaço para debates sobre os desafios climáticos que impactam o estado, destacando temas como mitigação, adaptação às mudanças climáticas, justiça climática, transformação ecológica e governança ambiental. Esses tópicos fazem parte dos cinco eixos principais da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.

O evento visa reunir cidadãos, líderes comunitários, acadêmicos e movimentos populares para discutir as problemáticas ambientais locais e propor soluções práticas que possam ser implementadas em nível estadual. Haverá também discussões sobre o uso de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o fortalecimento da infraestrutura no semiárido, alinhando as discussões aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na justiça e equidade ambiental.

A organização do evento conta com o envolvimento de diversos grupos e movimentos sociais, incluindo ClimaGeo Uern, estudantes do componente curricular de Educação Ambiental do Departamento de Geografia da Uern (DGE/Uern), Geofisa Uern, Departamento de Geografia/FAFIC/UERN, FFF Mossoró, Autênticos Naturais – Luciana Fitoterapêutica, Engajamundo, Amélias: Mulheres do Projeto Popular, Movimento Atingidos pelas Renováveis Seridó, Arboriza Mãe Luiza/Natal, Fórum PerifaPac RN – Instituto Vladimir Herzog.

O evento pretende promover um diálogo aberto e inclusivo, envolvendo diversos setores da sociedade, para enfrentar os desafios climáticos e construir um futuro mais sustentável e resiliente para o estado do Rio Grande do Norte.

Os interessados em participar podem se inscrever através deste link.