Comissão do Orçamento Participativo toma posse

A Comissão do Orçamento Participativo na Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) foi empossada,  na manhã desta quinta-feira (11), em cerimônia realizada na Sala dos Conselhos.

O grupo é composto por membros representantes de todas as unidades acadêmicas, pró-reitorias, do Conselho Diretor e das entidades representantes dos docentes, discentes e técnicos-administrativos. Os participantes discutirão com seus respectivos órgãos colegiados questões ligadas ao Orçamento Participativo.

Aprovado em julho último pelo Conselho Diretor, Orçamento Participativo tem como objetivo central fortalecer os princípios democráticos de cogestão da comunidade universitária e garantir transparência, inclusão, efetividade, resultados, diversidades e particularidades setoriais/locais.

O instrumento possibilitará à comunidade acadêmica participar ativamente na definição das prioridades e na aplicação dos recursos, respeitando os limites orçamentários disponíveis.

Presidente da comissão, o professor Adonias Vidal destacou os desafios que o grupo enfrentará, mas também o empenho dos membros para atingir os objetivos.

“Nós teremos uma responsabilidade imensa, mas isso nos deixa muito gratos, ao mesmo tempo em que exige que façamos nosso trabalho de forma cada vez melhor”, enfatizou o professor.

A reitora da Uern, professora Cicília Maia, ressaltou a importância da comissão para o avanço do papel social da Universidade ao longo dos próximos anos, sobretudo diante das mudanças advindas da autonomia financeira conquistada em março deste ano.

“Este é um marco histórico. A comissão vai ter como grande objetivo fortalecer a autonomia que conquistamos recentemente e fortalecer também os princípios democráticos de cogestão da nossa Universidade, que precisa continuar sendo essa fortaleza na nossa sociedade, tendo como foco a nossa missão coletiva de transformar vidas”, salientou a reitora.

Confira abaixo os integrantes da comissão:

Representante do Conselho Diretor:
Dyjardan José Gomes de Carvalho.

Diretores(as) das Unidades Universitárias:
Agassiel de Medeiros Alves – Campus de Pau dos Ferros;
Alyssandra Maria Lima Rodrigues Maia – Facs;
Cláudia Maria Felício Ferreira Tomé Campus de Patu;
Danielle de Sousa Bessa dos Santos Faef;
Davi de Medeiros Leite – Campus de Natal;
Francisco Chagas de Lima Júnior – Fanat;
Francisco Rafael Ribeiro Soares – Faen;
Francisco Valadares Filho – FAD;
Iara Maria Carneiro de Freitas – Fala;
Leovigildo Cavalcanti de Albuquerque Neto – Facem;
Márcia da Silva Pereira Castro – Fasso;
Meyre Ester Barbosa de Oliveira – FE;
Marcílio Lima Falcão – Fafic;
Raimundo Inácio da Silva Filho – Assu;
Shirlene Santos Mafra Medeiros – Caicó.

Representantes de cada Pró-Reitoria:
Adonias Vidal de Medeiros Júnior – Proplan;
Andréia Lourenço dos Santos – Proeg;
Cláudio Lopes de Vasconcelos – Propeg;
Esdra Marchezan Sales – Proex;
Izabel Maria Monte Soares Luz – Progep;
Maríllia Gabrielly Dantas de Morais – Prae;
Pedro Rebouças de Oliveira Neto – Proad.

Representante do Fórum de Chefes de Departamentos:
Jefferson Garrido de Araújo Neto

Representante da Associação dos Docentes da Uern:
Francisco Ramos Neves

Representante do Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern:
Francisco Elineudo de Freitas Melo

Representante do Diretório Central dos e das Estudantes da Uern:
Carla Cecília da Silva.