Começos e reencontros marcam início do semestre letivo na Uern

Texto de Maurício Barros, estagiário de Jornalismo

Com a chegada do novo semestre letivo, as salas de aula se enchem de expectativas e sonhos. Os corredores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) passam a receber calouros e veteranos, entusiasmados pelo ciclo de aprendizagem que se inicia.

As aulas tiveram início em cinco campi da Uern, enquanto, no campus de Patu, o retorno dos estudantes ocorre na terça-feira (26), em virtude do feriado desta segunda-feira no município.

A volta às aulas para Kévila Walêssa tem sentido de recomeço. A egressa de Pedagogia da Uern está ansiosa para começar o curso de Rádio, TV e Internet. “Eu sou egressa da Uern, e estou voltada à Universidade. Espero que seja um bom semestre e que eu possa criar novos laços”, destaca.

Para o calouro de Publicidade e Propaganda, Raul Vicktor, a escolha do curso se deu pela afinidade com a área do design.“Eu entrei no curso pela grade curricular, pelas pessoas e pelo próprio ambiente da Uern. Estou feliz, e espero que seja um semestre tranquilo e revigorante para conhecer tudo que o curso pode proporcionar”, comenta.

O estudante de Ciências da Computação Tállyson Izidio destacou que busca um semestre cheio de desafios e novas possibilidades. “Estamos no meio do curso, então tem todo um entusiasmo. Vamos também produzir nosso primeiro artigo acadêmico, isso tem gerado um impulso para o novo”, ressalta.

Guilherme Sousa espera um semestre tranquilo. O estudante de Direito destacou o compromisso com os estudos e os caminhos que a educação pode levá-lo. “A vontade de estudar está a mil. Busco colaborar com a construção da Universidade e a luta coletiva que a Uern constrói com a comunidade acadêmica”, diz.

A discente do curso de Direito Ana Maria Saraiva, juntamente com outros colegas do Centro Acadêmico de Direito (Carbuern),  preparou um momento voltado aos estudantes do curso, em alusão à campanha Setembro Amarelo. A ação visa estimular entre os discentes os cuidados com a saúde mental. “Fizemos essa iniciativa visando o apoio para os novatos para eles entenderem o que é o centro acadêmico e o suporte que eles podem encontrar”, frisa.

Alunos do Centro Acadêmico de Direito promoveram uma ação alusiva à campanha Setembro Amarelo

A estudante acrescentou que o perfil do Carbuern no Instagram publicou uma postagem com informações necessárias sobre uma rede de apoio coletiva e de ajuda em prol do setembro amarelo.

Confira fotos do retorno às aulas neste link.

Atividades

Em comemoração à volta às aulas, uma série de atividades coletivas será realizada em todos os campi para preparar as unidades acadêmicas e receber cerca de 8.100 alunos veteranos e novatos para mais uma temporada.

Nesta terça-feira,26, todos os setores da Uern se empenham na realização do Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba), um evento de recepção aos alunos a cada início de um novo semestre. O evento será realizado nos campi de Mossoró, Caicó, Natal e Pau dos Ferros, onde haverá ingressantes neste semestre.

Já a Uern Conecta ofertará atividades de formação para os discentes em aspectos relacionados à criação, organização e desenvolvimento de suas atividades acadêmicas.

No dia 5 de outubro, a Uern realizará a Aula Magna do semestre 2023.2, às 9h, em formato virtual. A aula terá como tema “Universidade e cibercultura: A formação indispensável para interconexões seguras, sendo proferida pelos professores Rosângela Medeiros  e Isaac Oliveira, com mediação da professora Fernanda Abreu.