Com sugestão da Uern, Workshop do PAX/RN deve acontecer em Mossoró

Texto: Williams Vicente – Assessor da Vice-reitoria

Com o tema “PAX/RN como agente articulador do ecossistema de inovação: modelo de gestão, áreas estratégicas e fontes de financiamento”, o primeiro Workshop do PAX/RN (Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo) reuniu pesquisadores do Rio Grande do Norte e da Paraíba, na terça-feira, 04, para o debate de painéis sobre modelos de governança, sistemas de inovação e energias renováveis, dentre outras temáticas, em auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor Dr. Chico Dantas, é membro do Conselho Administrativo do PAX. Ocupando a presidência da Assembleia, sugeriu a realização da segunda edição do evento em Mossoró.

“O fortalecimento do PAX passa por um convencimento de que o Parque é do Estado e precisamos trabalhar de mãos dadas para esse fortalecimento. Por isso, gostaria de fazer um pedido ao Conselho Administrativo para que a próxima edição do workshop aconteça em Mossoró que tem três instituições públicas de ensino superior. Onde identificarmos potencialidades de desenvolvimento e parcerias para o Parque, temos que nos fazer presentes. O povo potiguar precisa conhecer o PAX e nossa aproximação é fundamental”, disse o vice-reitor durante o painel de debates.

A proposta foi acatada pelos conselheiros presentes que devem confirmar o evento em Mossoró para o mês de novembro.

“A oportunidade que temos aqui é de equipararmos o Nordeste ao Sul em termos de inclusão social, de equilíbrio ecológico, o Rio Grande do Norte é uma das matrizes mais limpas do Brasil. Trazermos empresas de base tecnológica é um desafio para gerar emprego e renda. Que cada uma das instituições representadas aqui, tragam isso para o Parque para pensarmos como avançar nessa direção”, disse o presidente-diretor do PAX, Olavo Bueno de Carvalho.

O PAX/RN tem como missão consolidar ações de incentivo à ciência, tecnologia, educação, cultura e ao empreendedorismo inovador por meio da sinergia entre academia, governo, setor produtivo e sociedade. A Uern é uma das instituições fundadoras do Parque, ao lado de parceiros fundadores e mantenedores de todo Rio Grande do Norte como FAPERN, SEDEC/RN, Prefeituras de Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, FECOMÉRCIO, FIERN, FUNCERN, FUNPEC, SEBRAE/RN, IFRN, ISD, e UFRN.