Com edição local organizada pela Uern, Pint of Science 2024 traz programação diversa

Conhecido por unir ciência e cerveja, o Pint of Science é um evento mundial que, todos os anos, reúne milhares de pessoas para discutir, na mesa do bar, ciência, tecnologia e inovação. Em 2024, Mossoró e Patu terão edições. A iniciativa ocorrerá entre 13 a 15 de maio, simultaneamente em 179 cidades brasileiras e em mais de 25 países.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), organiza as duas edições e, na primeira cidade, dividirá essa responsabilidade com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).

Mossoró

A programação de Mossoró ocorre nos três dias, sempre às 19h30 no Restaurante Buscapé Budd, com participação gratuita. A coordenação é dos professores Alvaro Lima pela Uern e Cibele Santos pela Ufersa.

Em 13 de maio, haverá duas palestras: o jornalista Bruno Barreto falará sobre “Inteligência artificial como aliada das fake news” e professor Lima Júnior, da Uern, sobre “Deepfakes, algo de bom na aplicação desa tecnologia”.

O professor Jean Berg Alves, da Ufersa, e o professor Néliton Marcolino de Araújo, da Uern, estão responsáveis pelo segundo dia. O tema do primeiro é “Uma odisseia na evolução da carne na nossa alimentação” e do segundo “A história da cerveja: dos potes de barro aos barris de metal”.

No último dia, o psiquiatra Paulo Rafael falará sobre “Cérebro turbinado: como funcionam e quais os riscos das drogas da inteligência” e a nutricionista Aliciane Maralhães, sobre “Onde os fracos não tem vez: a epidemia do uso de anabolizantes”.

Patu

Patu recebe o evento no dia 13 de maio no Café Jesuíno – Café, Forró e Cultura, a partir das 19h30. Na ocasião, será ministrada a palestra “Educação 4.0 e a evolução dos tutores inteligentes: oportunidades para inovação curricular” pelo professor Roberto Mariano de Araújo Filho. A discussão será em torno de como essas tecnologias não apenas personalizam a aprendizagem, mas também abrem novos caminhos para a inovação curricular.

O Pint of Science Patu está sob a coordenação das professoras Kamila Sousa e Andréia Nóbrega, do Departamento de Educação; Luciana Nery e Annie Figueiredo, do Departamento de Letras; e do professor Roberto Mariano de Araújo Filho, do Departamento de Matemática, todos da Uern.