Coletivo N.S.L.O faz pré-estreias de concertos no Departamento de Artes

Com um auditório lotado, o Coletivo N.S.L.O apresentou um concerto com violões, flauta e piano, na noite desta quarta-feira, 27, no Departamento de Artes (DART), na Faculdade de Letras e Artes (FALA), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O momento marcou as pré-estreias das duas primeiras de suas criações.

O Coletivo N.S.L.O é um grupo de criação e performance musical, que está na segunda etapa de seu projeto artístico, com apoio do programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018, e reúne os músicos: Heitor Oliveira (compositor), Gina Arantxa (flautista), Renan Simões, professor do Curso de Licenciatura em Música da UERN, e Sabrina Souza, instrutora de Violão da Escola de Música da UERN, (violonistas) e Dario Rodrigues Silva (pianista). Desde a última terça-feira, o grupo vem desenvolvendo apresentações culturais na UERN.

No concerto da noite da quarta-feira, 27, ocorreram as pré-estreias: Tudo é perdido quando o desejo fica repartido, para casal de violonistas e Novos sururus e quiprocós de um convescote chumbrega, para flautista e pianistas. As apresentações contam com a participação de assistentes ─ estudantes locais envolvidos em oficinas de colaboração criativa ─ e exploram aspectos como improvisação e teatralidade.

O músico Renan Simões, professor da UERN, explica que projeto tem o intuito de levar eventos culturais para os locais de origem e atuação dos cinco músicos, por isso a Universidade foi escolhida como palco das apresentações. “A ideia também é descentralizar a música de concerto, optando por lugares fora de circuito das grandes cidades”, declara.

A violonista Sabrina Souza, instrutora da Escola de Música da UERN, destaca a satisfação de estar se apresentando na Universidade. “É um privilégio podermos contar com todo apoio da Universidade para a estrutura do projeto. A apresentação é resultado de uma trajetória longa e tem muito a ver com o trabalho que desempenhamos no mestrado e doutorado, que é uma atividade de prática”, declara.

O encerramento da passagem do Coletivo pela UERN será nesta quinta-feira, 28, com o concerto sobre as obras de Halffter, Rauta, Nobre, Simões, Correa e Oliveira. A apresentação também será no Auditório do DART (FALA – Sede II/UERN), a partir das 19h.

O projeto Coletivo N.S.L.O: colaboração compositor-intérpretes na criação musical contemporânea foi contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018. A iniciativa tem como objetivo a criação gradativa de um repertório original baseado na interação, no potencial expressivo e em experiências compartilhadas pelos músicos.