...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Coletivo N.S.L.O faz pré-estreias de concertos no Departamento de Artes

Com um auditório lotado, o Coletivo N.S.L.O apresentou um concerto com violões, flauta e piano, na noite desta quarta-feira, 27, no Departamento de Artes (DART), na Faculdade de Letras e Artes (FALA), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O momento marcou as pré-estreias das duas primeiras de suas criações.

O Coletivo N.S.L.O é um grupo de criação e performance musical, que está na segunda etapa de seu projeto artístico, com apoio do programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018, e reúne os músicos: Heitor Oliveira (compositor), Gina Arantxa (flautista), Renan Simões, professor do Curso de Licenciatura em Música da UERN, e Sabrina Souza, instrutora de Violão da Escola de Música da UERN, (violonistas) e Dario Rodrigues Silva (pianista). Desde a última terça-feira, o grupo vem desenvolvendo apresentações culturais na UERN.

No concerto da noite da quarta-feira, 27, ocorreram as pré-estreias: Tudo é perdido quando o desejo fica repartido, para casal de violonistas e Novos sururus e quiprocós de um convescote chumbrega, para flautista e pianistas. As apresentações contam com a participação de assistentes ─ estudantes locais envolvidos em oficinas de colaboração criativa ─ e exploram aspectos como improvisação e teatralidade.

O músico Renan Simões, professor da UERN, explica que projeto tem o intuito de levar eventos culturais para os locais de origem e atuação dos cinco músicos, por isso a Universidade foi escolhida como palco das apresentações. “A ideia também é descentralizar a música de concerto, optando por lugares fora de circuito das grandes cidades”, declara.

A violonista Sabrina Souza, instrutora da Escola de Música da UERN, destaca a satisfação de estar se apresentando na Universidade. “É um privilégio podermos contar com todo apoio da Universidade para a estrutura do projeto. A apresentação é resultado de uma trajetória longa e tem muito a ver com o trabalho que desempenhamos no mestrado e doutorado, que é uma atividade de prática”, declara.

O encerramento da passagem do Coletivo pela UERN será nesta quinta-feira, 28, com o concerto sobre as obras de Halffter, Rauta, Nobre, Simões, Correa e Oliveira. A apresentação também será no Auditório do DART (FALA – Sede II/UERN), a partir das 19h.

O projeto Coletivo N.S.L.O: colaboração compositor-intérpretes na criação musical contemporânea foi contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018. A iniciativa tem como objetivo a criação gradativa de um repertório original baseado na interação, no potencial expressivo e em experiências compartilhadas pelos músicos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support