...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cinese promove evento virtual e internacional de dança 

O Cinese, Grupo de Dança Contemporânea da EdUCA, promoverá, de 23 a 28/11, o evento “Poéticas da Dança: trânsito tecnológico e sonoro”, uma residência artística com vivências em dança, música e tecnologia desenvolvido pelo Cinese e a EdUCA, em parceria com o Espaço Movência.

O objetivo do evento é dialogar com as diversas linguagens artísticas, ampliando as relações de forma interdisciplinar do fazer arte e dança, criando movimento por meio das experiências e possibilitando momentos de comunicação e interação.

“A dança em sua poética é forma de expressão, força dos sentimentos, gesto do corpo, coreografia das palavras, balançar da natureza e ritmo das imagens. Pensar na energia da dança é olhar para o fluxo constante e efêmero do movimento. Perceber as composições e ramificações da dança nos despertou o desejo de criar um evento aberto para todos que queiram DANÇAR”, conta o prof. André Rosa, um dos idealizadores do evento.

O evento é gratuito e será virtual, com transmissão pelo Google Meet e Instagram. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível no link AQUI

Para a professora Tatiana Moritz, coordenadora artística do Cinese, esse evento prova a força e a resiliência do grupo que mesmo diante do cenário da pandemia, não parou as atividades e, em um esforço coletivo, conseguiu organizar um evento singular, projetando internacionalmente o nome do Cinese, da EdUCA e da UERN. “Este evento é inovador e possibilita troca de experiências, de saberes, de técnicas, e de vivências, bem como propicia o fortalecimento de parcerias importantes. Para além da dança, somos também referência de conhecimento e aprendizagem”, garante Moritz.

 

PROGRAMAÇÃO:

OFICINA: O DIÁLOGO ENTRE A CORPORALIDADE, E OS EVENTOS SONOROS 

DATA: 23/11, 25/11 e 27/11

Horário: 10h às 12h.

Ministrantes: Romina Luz Garay e Maru López Romero (Estudantes de licenciatura em Artes Combinadas da Faculdade de Letras, Design e Ciências da Cultura, da Universidade Nacional do Nordeste (FADyCC – UNNE).

Resumo: Nesta oficina serão compartilhadas experiências, criando um diálogo entre sons, corporeidades e objetos, entendidos como potentes geradores de espaços acústicos. Por meio da linguagem de improvisação, com a utilização de objetos precários, sons digitais, intervenções de silêncios, repetições e “jogos tempo sonoros”. Vamos estabelecer uma comunicação entre a presença do corpo, a execução de movimentos, e o uso das ferramentas digitais. Esta prática vem sendo desenvolvida com a Banda Nemocine integrada por Maru Lopez Romero, Julian Scofano y Romina Luz Garay na Argentina.

 

OFICINA: VIDEODANÇA LIVE, COREOGRAFANDO PARA A REDE SOCIAL INSTAGRAM. 

DATA: 23/11, 24/11 e 27/11

Horário: 15h às 17h

Ministrantes: Sarah Ferreira (UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina – CEART Centro de Artes – Florianópolis- SC, criadora e coordenadora do @videodancapesquisa)

Resumo: Esta oficina, propõe experienciar conexões por meio dos processos de filmagem e dança em diálogo com Instagram, fazendo dos espaços da mídia, nosso lugar de arte e movimento. Os conteúdos abordados, serão: introdução a videodança e os processos de experimentação com exercícios práticos para criação de pequenos vídeos e exibição nas redes sociais.

 

LIVE: ESCRITAS E MEMÓRIAS SOBRE OS GRUPOS DE DANÇA NO RIO GRANDE DO NORTE COM O PROF. MARCÍLIO VIEIRA (UFRN)

Data: 25/11/2020

Horário: 20h

Essa Live será exibida pelo Instagram do grupo Cinese.

Pauta: Olhar para as escritas da dança é encontrar fragmentos da metamorfose do gesto no tempo, é fazer da história nossa poética, alimentando nossa alma e criando reflexos através do movimento. Nesta conversa com o Professor Dr. Marcílio Vieira, vamos conhecer um pouco sobre sua escrita e o livro “Persona de dança: Edson Claro”, e sua atual pesquisa “Corpo Arquivo” que visa reunir fragmento e memórias dos grupos de dança do Rio Grande do Norte.

 

ESPETÁCULO VIDEODANÇA PIXEL (CINESE) –  Encerramento do evento

Data:27/11 e 28/11

Horário:20h

Exibição pelo canal do Youtube UERN – Natal

Resumo: A videodança PIXEL, é um obra de comunicação direta com com o cenário atual da pandemia, trazendo em seu movimento os discursos sobre o corpo em diálogo com as tecnologias digitais. De uma forma poética, apresenta em suas imagens, formas coreográficas no espaço do vídeo e da casa, construindo uma relação direta entre dança e as mídias digitais. Esta conexão se dá por meio das inquietações dos intérpretes, questionamentos, memórias, saudades e histórias que se tornaram gestos em pixels, que, no processo de edição, é transformado em um coletivo possível de dançar e abraçar em conjunto, mesmo estando distante. Esta videodança é um convite para continuar a fluir formas de composição em dança nos possíveis espaços, seja na casa, cadeira, escada, câmera, celular, o corpo deve ser conexão e expressão ao habitar esses espaços. A dança não pode parar, independente do espaço, ela é a resiliência do corpo.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support