Ciclo de palestras sobre prevenção às arboviroses terá início dia 16 de abril

No intuito de orientar a comunidade acadêmica sobre os cuidados com as arboviroses, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), realizará um ciclo de capacitação sobre as medidas de prevenção contra a Dengue, Zika e Chikungunya. A série tem início nesta terça-feira, dia 16, e segue até o dia 23 de abril.

Abrindo o ciclo de capacitação, será realizada nesta terça-feira, 16, a palestra “Arboviroses: Conhecer para prevenir”, às 14h, de formato remoto, pela Plataforma RNP. Os facilitadores são a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (PMM), Érica Cibele da Cunha, e o Diretor do Centro Controle de Zoonoses (PMM), Sandro Elias de Medeiros. A capacitação é voltada para docentes, técnicos-administrativos e estudantes de todos os campi, além da comunidade externa em geral.

Também na terça-feira, 16, ocorrerá a referida palestra na Uern Patu, de forma presencial, e terá como facilitador o Coordenador da Atenção Básica do Município de Patu, Wendell Wesley da Silva. Já na quarta-feira, dia 17, terá capacitação na Uern Pau dos Ferros, às 14h, de forma presencial, com a facilitadora Profa. Dra. Eliana Barreto Fixina. Em ambos os campi, as palestras serão destinadas aos terceirizados.

Na quinta-feira, dia 18 de abril, será a vez da Uern Assú, Caicó e Natal receberem as palestras “Arboviroses: Conhecer para prevenir”, todas voltadas para os terceirizados. As facilitadoras serão, respectivamente, a representante do Setor de Endemias/Prefeitura Municipal de Assú, Crislaine Kely Oliveira dos Santos; a Profa. Dra. Regilene Alves Portela (CEN/Caicó) e Profa. Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho (CEN/Caicó).

E no dia 23 de abril, terá a palestra presencial na Uern Mossoró, com Profa. Dra. Patrícia Barra, da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), como facilitadora. A capacitação destinada aos terceirizados será realizada no Auditório da Escola de Música, da Faculdade de Letras e Artes (FALA).

O Ciclo de Palestra é realizado por meio de uma parceria entre a Progep, a Pró-reitoria de Administração (Proad), a ouvidoria e os Campi. A iniciativa tem como parceiros o Laboratório Intinerante de Educação em Saúde (Labpam), da Facs, e as Prefeituras Municipais de Assú, Patu e Mossoró.

Programação – Palestra Arboviroses: Conhecer para prevenir

Dia 16 de Abril – Remoto – Todos os Campi
Facilitadores: Érica Cibele da Cunha (Diretora do departamento de Vigilância em Saúde – PMM)
Sandro Elias de Medeiros (Diretor do Centro Controle de Zoonoses – PMM)
Local: RNP
Carga horária: 2h
Público-alvo: Servidores técnicos-administrativos, docentes, estudantes e comunidade externa em geral
Inscrições: Aqui.

Dia 16 de Abril – Campus Patu
Curso: Arboviroses: conhecer para prevenir
Facilitador: Wendell Wesley da Silva
Local: Uern Patu

Dia 17 de Abril – Campus Pau dos Ferros
Curso: Arboviroses: conhecer para prevenir
Facilitadora: Profa. Dra. Eliana Barreto Fixina (CEN/CAPF)
Local: Uern Pau dos Ferros

Dia 18 de Abril – Campus Assú
Curso: Arboviroses: conhecer para prevenir.
Facilitadora: Crislaine Kely Oliveira dos Santos (Setor de Endemias/Prefeitura Municipal de Assu)
Local: Uern Assú

Dia 18 de Abril – Campus Caicó
Curso: Arboviroses: conhecer para prevenir.
Facilitadora: Profa. Dra. Regilene Alves Portela (CEN/CAC)
Local: Uern Caicó

Dia 18 de Abril – Campus Natal
Curso: Arboviroses: conhecer para prevenir.
Facilitador: Profa. Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho (CEN/CAC)
Local: Uern Natal

Dia 23 de abril – Campus Mossoró
Curso: Arboviroses: conhecer para prevenir.
Facilitadora: profa. Patricia Barra (Facs)
Local: Auditório da Escola de Música – FALA