As competições dos Jogos Universitários da Uern (Juerns) iniciaram na manhã desta terça-feira (7). Reunindo cerca de 500 estudantes de todos os campi da Universidade, os jogos envolvem diversas modalidades esportivas individuais e coletivas.
A solenidade de abertura foi realizada, durante a manhã, no Ginásio Municipal Pedro Ciarlini, que também será palco para parte das competições.
Durante o evento, o vice-reitor da Uern, professor Chico Dantas, destacou a alegria da equipe gestora e da comunidade acadêmica em geral, de promover mais uma edição do evento – a primeira após a pandemia de covid-19.
O vice-reitor ressaltou relevância do evento para a Universidade e frisou que a Instituição tem o compromisso de expandir o apoio aos atletas e o incentivo às práticas esportivas. “Nós tivemos essa ‘parada obrigatória’, mas estamos voltando e vamos avançar ainda mais”, apontou o professor.
Esse suporte, salientou a discente Estefane Oliveira, coordenadora geral do Diretório Central das e dos Estudantes da Uern, é fundamental para os estudantes e seu papel na Instituição. “É com esse protagonismo estudantil que a universidade cresce”, frisou Estefane.
Ainda durante a cerimônia, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ana Angélica Nogueira, disse considerar a realização dos jogos a concretização de um sonho, que contou com o apoio de muitos atores para se tornar realidade. “E o sentimento com isso é de muita gratidão”, pontuou.
“Parece que se passou um filme quando eu estava chegando aqui. É um momento que não posso definir com exatidão”, comentou a professora Rafaela Medeiros, chefe do setor de esportes da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis.
Emocionada, a professora comentou alguns dos desafios para a realização dos jogos e salientou a determinação de toda a equipe da Universidade para viabilizar o evento da melhor forma possível. “Vivam essa experiência e tudo de melhor que ela representa”, disse, aos estudantes que assistiam à abertura.
Também presente à cerimônia, o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Erison Natécio, que esteve à frente da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) até o início de janeiro deste ano, destacou o contentamento por ver o evento sendo iniciado e salientou o apoio da administração principal para as ações desenvolvidas na Universidade.
“Não foi fácil a realização desse evento, mas vocês estão vendo ele acontecer porque a equipe da Universidade, mesmo com as dificuldades, carregou um lema: ‘Vai acontecer'”, comentou o secretário.
Os jogos universitários seguem até o dia 17 de março. As modalidades desta edição reúnem esportes coletivos, como futsal, basquete, voleibol, handebol, futebol de campo, vôlei de areia e futevôlei, além dos esportes individuais como tênis de mesa, atletismo, xadrez, natação (50 metros e 100 metros) e atletismo (100 e 400 metros).
Confira a tabela dos jogos neste link. Mais informações também podem ser vistas no site da competição.
Veja também as fotos da cerimônia de abertura AQUI.