CCN abre vagas para Projeto de Leitura que ajudará candidatos a se preparar para o PSV 2013

O Complexo Cultural de Natal, administrado pela UERN, está com inscrições abertas para o Projeto de Extensão “Virando a Página” – Escolas de Leitura para transformar as trajetórias de leitores da Zona Norte de Natal

As inscrições são gratuitas e na 1ª etapa do projeto, a ser realizada de janeiro a março, o público alvo são estudantes de Ensino Médio ou pessoas inscritas no Processo Seletivo Vocacionado 2013 (o Vestibular da UERN), com a proposta de ler as obras que constam no edital do concurso. A estratégia do projeto é auxiliar na preparação dos candidatos através da realização de encontros de leitura e oficinas de produção textual.

“Os encontros de leitura ajudarão os candidatos ao Vestibular da UERN a compreender as obras literárias indicadas para o concurso, a partir do uso das novas tecnologias que disponibilizam por completo o acesso a essas obras”, explica a professora Araceli Sobreira Benevides.

Inaugurando a primeira etapa do projeto, serão oferecidas vagas para interessados em aperfeiçoar suas práticas de leitura e produção textual com foco para o vestibular 2013 da UERN.

Turma 1 – Lendo para o Vestibular

Na companhia de leitores experientes, serão lidas as obras indicadas para o Vestibular da UERN. Com o auxílio das novas tecnologias, o participante terá acesso ao conteúdo indicado para estudo, enquanto compreende ativamente os textos literários indicados pela COMPERVE/UERN.

Turma 2 – Oficina de Produção Textual

A Oficina de Produção Textual irá fornecer subsídios para a compreensão dos gêneros textuais mais presentes em concursos vestibulares. O objetivo é ampliar a formação do participante e o domínio da prática escrita.

A leitura das obras indicadas para o Vestibular da UERN será apenas a primeira realização do Projeto, que prosseguirá com os encontros de leitura para alunos do CCN e seus familiares.

“O Projeto de Extensão ‘Virando a Página’ – Escolas de Leitura para transformar as trajetórias de leitores da Zona Norte de Natal pretende realizar ações mediadoras junto à comunidade atendida na área de abrangência do Complexo Cultural de Natal – CCN, ao desenvolver a inclusão de práticas de letramento inovadoras para diferentes públicos. O objetivo é inaugurar a mediação leitora por meio de leitores experientes que vivenciem o ato de ler compartilhado ao lado de mães, crianças, estudantes, professores e idosos no sentido de que esses sujeitos virem a página da ausência da leitura para o acesso a novos conhecimentos e experiências”, detalha a professora.

MAIS INFORMAÇÕES:

– As inscrições são gratuitas

– Período de inscrições: 14 a 25 de janeiro.

– Vagas: 30 participantes por turma

– Local: Complexo Cultural de Natal (Av. Dr. João Medeiros Filho, s/n, Potengi, Natal- RN) – Tel: 3232-6120

– Início das atividades: 29 de janeiro de 2013, seguindo até a data das provas do PSV 2013, marcadas para o início de março, às terças e quintas-feiras, das 19h às 20h30.