Até domingo (2), no Centro de Convenções de Natal, acontece a Feira Internacional de Artesanato (FIART), nesta 25ª edição com o tema “Inspiração e Arte, Negócios e Tradição” e com a participação da Incubadora Catavento, iniciativa vinculada ao curso de Turismo do Campus da UERN, em Natal, para fomentar negócios com responsabilidade social.
A Feira, realizada sempre em janeiro de cada ano, mês de alta temporada em que Natal recebe cerca de meio milhão de turistas, tem como objetivo colocar o artesanato potiguar em evidência e valorizar os talentos que transformam criatividade em bons negócios. A Catavento participa da Feira divulgando seus projetos incubados e o edital 2020 para novos projetos.
“Para a Catavento, é uma excelente oportunidade de divulgação de suas ações voltadas ao apoio técnico de gestão aos empreendedores locais, já que muitas pessoas desconhecem o que é uma incubadora, principalmente quando se trata de negócios de impactos sociais e ambientais”, explica o Prof. Dr. João Batista de Freitas, coordenador do projeto da incubadora. Ele destaca ainda outro ponto importante quanto à apresentação de produtos e serviços dos empreendedores incubados. “Para nós da Catavento, a Fiart propicia network, aumenta a oportunidade de novos negócios, contato direto com o público-alvo, fortalece a economia local, possibilita conhecer tendências e valorizar o artesanato como meio de geração de emprego e renda”, comemora.
O professor disse que ele e os expositores da Catavento estão felizes com a receptividade dos visitantes. “Muitos desconheciam o que é uma incubadora de negócios de impactos sociais e ambientais, além de sua forma de atuação. Contudo, o que nos chamou atenção foram diversas pessoas com desejo de montar um negócio e sem saber como tirar a ideia do papel. Isso nos estimula a seguir em frente nesse projeto inovador e originalmente potiguar que é a Incubadora Catavento da UERN”, conta.
Este ano, a Fiart tem expectativa de receber 50 mil visitantes, e entre os projetos incubados expostos na Feira estão o ETA ECODESIGN, que tem a proposta de produção de artesanato a partir de filtros de café e outros materiais recicláveis; a FAZENDA CAJU: O TURISMO MODIFICANDO UMA COMUNIDADE, que trabalha na produção rural leiteira, produzindo queijos artesanais com excelência em sabor e qualidade, e no turismo, envolvendo a comunidade local; o projeto FLOR DO CACTO, que oferece serviço de orientação e comercialização de produções locais de artesanato, e o SAÚDE MÓVEL, um service delivery de orientação para educação física com impacto positivo para a saúde.
A Fiart abre diariamente das 16h às 22h. Os ingressos promocionais estão custando R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Para quem quiser comprar antecipado e garantir 50% de desconto basta acessar o site www.feirafiart.com.br ou mostrar, na bilheteria do evento, que é cadastrado no App da “Nota Potiguar” ou que é cliente Unimed Natal. A promoção é válida até o próximo domingo, 2, último dia da Feira, no Centro de Convenções de Natal.