...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Caravana “Sem Eira nem beira de Artes” chega à Uern

A Universidade do Estado Rio Grande do Norte recebe a Caravana Sem Eira nem Beira de Artes. O espetáculo é realizado de forma itinerante que circula quatro bairros de Mossoró. Nesta quarta-feira, 3, ocorrerá na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), Campus Mossoró.

O projeto idealizado e realizado de forma independente é movido pela força e comprometimento da arte, com o objetivo de mostrar que arte se faz em qualquer lugar e que todas as pessoas são capazes de consumí-la seja na praça, na rua ou na esquina. A apresentação artística contará com a participação das poetisas do Café e Poesia, da produtora cultural e cantora Katharina Gurgel, a dança de Luiza Gurgel e a e encenação de Tony Silva.

Difundir o teatro, a música, a dança e a poesia são os objetivos da circulação, democratizando cada vez mais o acesso à cultura, possibilitando um encontro dos espetáculos com o público. De forma voluntária, as artistas se dedicam a realizar 10 apresentações que leva a cultura e o entretenimento para os bairros de Mossoró.

Em 2019, a atriz Tony Silva, conhecida por sua inquietude artística e por ser referência no cenário cultural norte-rio-grandense, criou uma iniciativa de circulação que reuniu um grupo de artistas provenientes da música, dança, poesia e teatro. Por acreditarem na importância do projeto e movidos pelo compromisso com a arte e com a comunidade, esses artistas se dedicaram de forma voluntária na realização de 10 apresentações em praças públicas, levando cultura e entretenimento de qualidade para os bairros de Mossoró.

A origem dessa expressão “Sem Eira nem Beira”. faz referência às antigas casas de pessoas afortunadas que tinham mais de uma biqueira, chamadas de eira e beira. Quando não se tinha dinheiro, os telhados eram construídos sem eira e beira; portanto, quando alguém não tem dinheiro, é chamado de “sem eira nem beira”. O projeto recebeu este nome por ser realizado de forma independente, sem recurso financeiro e sem equipamento adequado, movido apenas pela a força de artistas comprometidos com a difusão do teatro, da música, da dança e da poesia pelo município.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support