Campus de Patu forma alunos de ciências contábeis e letras/língua portuguesa

Na noite desta segunda-feira, 20, foi realizada mais uma solenidade de colação de grau no Campus Avançado de Patu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Se tornaram os mais novos graduados entregues pela UERN ao mercado de trabalhos estudantes de ciências contábeis e letras com habilitação em língua portuguesa.

Coube ao graduando em letras Thalyson Pereira Gomes, fazer o discurso em nome dos alunos.

Ele projetou um futuro promissor para os novos profissionais. “A vida é feita de encontro e desencontros e daqui há algum tempo seremos mestre, doutores e profissionais renomados”, disse.

Thalyson lembrou o período da pandemia. “Não foi fácil assistir aulas pelas telas, mas suportamos embora muitos tenham desistido”, lembrou.

O orador ainda lembrou da necessidade de agradecer a pais/mães, amigos e professores pelo apoio. “Nossas conquistas não acontecem individualmente e essa vitória tem a participação de diferentes sujeitos que pouco ou muito contribuíram”, disse.

O professor Dr. Benedito Manoel do Nascimento Costa foi escolhido o paraninfo das turmas. “Para vocês formados esta noite significa muito mais do que a realização de um sonho. É uma abertura para conquistas e um momento de realização não só para vocês, mas para todos que apoiaram vocês nesta jornada”, disse. “Para nós professores é um momento de ver os resultados do fruto dos nossos ensinamentos”, declarou.

O professor ainda lembrou que as turmas tiveram que superar as dificuldades causadas pela pandemia da covid-19. “Ao nos defrontar com a pandemia da covid-19 tivemos que fazer uma adaptação para manter as aulas e hoje vocês atravessam esse ponto de chegada como vencedores”, complementou.

A reitora ao fazer o discurso de encerramento parabenizou a comunidade acadêmica de Patu pelo empenho em arrecadar doações para o povo gaúcho, vítima da crise climática.

Cicilia Maia lembrou do quanto é gratificante presidir uma solenidade de colação grau. “É com imensa emoção que nos reunimos para celebrar esse momento tão especial que é uma realização dos sonhos de vocês e das suas famílias”, disse. “Celebramos aqui anos de dedicação de vocês. É uma grande honra estar aqui nesta solenidade”, complementou.

A reitora lembrou do perfil inclusivo da UERN e da responsabilidade que os graduandos vão carregar. “Carreguem com orgulho o nome da UERN porque agora vocês serão embaixadores dos nossos valores”, destacou. “Nos ajudem a defender a educação pública, gratuita e de qualidade”, pediu.

Ela ainda lembrou do que representa a conquista da autonomia financeira. “Avançamos na infraestrutura e na assistência estudantil. A nossa instituição se tornou um pouco mais atrativa para professores, professoras, técnicos e técnicas”, frisou.