Campus de Assú realiza colação de grau de 25 pedagogos pelo PARFOR

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou nesta quinta-feira (26) a solenidade de Colação de Grau da turma de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) do Campus Avançado Prof. Walter de Sá Leitão, em Assú.

João Batista Bento Filho foi um dos 25 graduados na solenidade. Caçula de cinco irmãos, ele é o primeiro dos filhos da dona de casa Maria das Neves a concluir um curso superior. A família mora na zona rural de Ipanguaçu, e para conseguir atingir seu objetivo, João precisava se deslocar até Assú para conseguir assistir às aulas. “É o meu orgulho”, afirmou a mãe, emocionada, relembrando todas as dificuldades que o filho enfrentou para alcançar seu objetivo. O jovem, de 26 anos, leciona em escola pública há sete anos e com o diploma na mão, sonha agora com a aprovação em um concurso público e em dar continuidade aos estudos através da especialização oferecida pelo próprio PARFOR. “Sou muito grato a UERN e aos professores. Me sinto muito gratificado mas esse é apenas o primeiro passo. Vou continuar estudando, me especializando para quem sabe, passar em um concurso público”.

Marizete Barboza é professora de educação infantil em Jardim de Angicos e reside em Lajes. Apesar da correria entre Jardim de Angicos, Lajes e Assú, ela manteve o foco, persistiu e agora está graduada em pedagogia pela UERN. “Muitas vezes tive vontade de desistir, mas hoje tenho só a agradecer. O PARFOR é a oportunidade que temos para fazer um curso superior gratuito e eu recomendo a todos que estão nessa situação a fazer também. O resultado você vê no seu trabalho em sala de aula. Não vou parar por aqui. Esse é apenas o início”.

As histórias de João e Marizete são muito parecidas com a dos demais graduados pelo PARFOR. Em seu discurso, a oradora da turma, Eliana Ingrid de Souza Bezerra fez uma analogia do curso com uma viagem de trem, citando um pouco de cada passageiro da turma e das estações pelas quais o trem passou. “A metáfora da viagem de trem nos ajuda a dizer a partir da história de cada um de nós, de como entramos e estamos desembarcando, contrariando princípios de um discurso pragmático e costumeiramente realizado nesses momentos de de aferição de grau. Chegamos! Obrigada a todos pela condução! A viagem foi maravilhosa”.

A paraninfa da turma, Profª. Drª. Francileide Batista de Almeida Vieira, que foi docente da UERN até fevereiro de 2017, chamou a atenção dos graduados para a missão que estão abraçando. “A nossa prática educativa não pode se eximir da denúncia à ideologia que nega aos nossos alunos, especialmente aos das escolas públicas, o atributo humano de sonhar e de conquistar uma vida feliz. Felicidade muitas vezes ofuscada pelo rigor e dureza de uma escola opaca, em cuja forma só cabe um tipo de educando”.

Jackeline Gomes Varela Mendes foi agraciada com a Comenda do Mérito Acadêmico

A solenidade foi presidida pela diretora do Campus de Assú, Profª. Drª. Marlúcia Barros Lopes Cabral, que falou aos graduados sobre o papel dos profissionais na educação de seus municípios, estado e país. “A educação liberta. A educação emancipa. A educação empodera e precisamos que vocês tenham esse empoderamento. Vocês são soldados de uma luta que não pode parar”.

Estiveram presentes à solenidade a pró-reitora de ensino de graduação da UERN, Profª. Drª. Francisca Maria de Souza Ramos Lopes; o prefeito do município de Ipanguaçu, Valderedo Bertoldo do Nascimento, padrinho da turma; a Profª. Drª. Maria Helena Perpétua de Aguiar Ferreira, madrinha da turma, além de professores e servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

O PARFOR oferta cursos de licenciatura para professores em exercício da Rede Pública estadual e municipal de ensino, que não possuem formação adequada à LDB 9394/96. O acesso se dá por meio da Plataforma Freire. Até 1º de dezembro, os professores cadastrados poderão solicitar vaga em cursos por meio da Plataforma.