Campanha Uern Sangue Bom incentiva a doação durante o mês de junho

Em uma ação de solidariedade e de amor ao próximo, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promoveu nesta segunda-feira, 27, mais uma edição da Campanha Uern Sangue Bom. A iniciativa ocorreu nas cidades de Mossoró e Pau dos Ferros.

A campanha visa incentivar a comunidade acadêmica e a comunidade externa a doar sangue e ajudar a repor o estoque do Hemocentro, que precisa de doações de todos os tipos sanguíneos. “Nesse período próximo às festividades, o Hemocentro precisa de apoio para a reposição do estoque, uma vez que historicamente, as doações diminuem neste período devido aos festejos juninos, enquanto a demanda aumenta”, informa a diretora de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida da Uern, Bianca Valente.

A servidora Viviane Monteiro, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), fez o seu gesto de solidariedade. “Costumo doar sangue de forma regular. É uma forma de ajudar o próximo e contribuir com o banco de sangue do Hemocentro. Tenho certeza que a minha doação faz a diferença”, declara. A servidora  Zaíra Nakala também participou da mobilização. “É um gesto simples, mas que é de extrema importância na vida de uma outra pessoa”, frisa.

Na Uern Pau dos Ferros, além do incentivo à doação, foi realizada uma conversa sobre doação de sangue, com o tema “Você tem o poder de salvar vidas”, no auditório da Biblioteca do Campus, com as professoras Drª. Eliana Barreto e Ma. Natália Amorim. As atividades da Uern Sangue Bom no município seguem até quarta-feira, dia 29.

A Uern Sangue Bom também terá mobilizações em Caicó. O Dia D da campanha no município será realizada 14 de junho.

A campanha Uern Sangue Bom é coordenada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e envolve servidores, terceirizados e estudantes. A ação faz parte de um esforço contínuo da Uern em promover ações de responsabilidade social e contribuir para o bem-estar da comunidade.

Quem não puder ir nas mobilizações do Dia D, pode procurar o Hemocentro ao longo do mês para fazer a sua doação.

Para doar sangue é necessário atender a alguns requisitos básicos, como estar em boas condições de saúde, apresentar documento de identificação original com foto, estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos (maiores de 16 anos e menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável), pesar mais de 50 kg, entre outras.

Os servidores que quiserem e puderem ser doadores podem preencher o formulário de cadastro dos doadores Sangue Bom, disponível neste link.