...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Campanha salarial – Reitoria apresenta propostas de reajuste aos docentes e técnicos 

A Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) apresentou, nesta segunda-feira, 15 de julho, às direções da Associação dos Docentes da Uern (Aduern) e Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern (SIntauern), as contrapropostas da Campanha Salarial das duas categorias, para o período de 2025 a 2029.

As contrapropostas apresentadas pela Reitoria foram formuladas com base em uma análise detalhada das condições atuais e das previsões econômicas para os próximos anos no estado do RN e têm como balizador a garantia da sustentabilidade financeira da instituição, incluindo investimentos, custeio e despesa com pessoal, além de reconhecer e valorizar profissionalmente seus servidores.

Nas duas contrapropostas apresentadas constam o reajuste nos próximos dois anos de 20%, aplicado no vencimento-base e na titulação, sendo 12% em 2025 e 8% em 2026, referente à Fase 1 (2025-2026), na qual serão utilizados recursos próprios da Universidade, conforme a Lei 11.045/2021 – Autonomia Financeira, para a implementação dos ajustes remuneratórios. Na Fase 2 (2027-2029) a efetivação dos aumentos previstos, de 9% a cada ano, estará condicionada à repactuação da autonomia financeira da Instituição.

A reitora Cicília Maia ressaltou a importância do trabalho coletivo e o espírito público em tratar esse assunto com a máxima responsabilidade. “Na conquista do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações – PCCRs – das duas categorias, assinamos um documento que previa a negociação da campanha salarial em 2025 e em cenário favorável já em 2024. Temos a Autonomia Financeira, mas precisamos seguir as leis fiscais. O que está posto aqui, no sentido de valorizar nossos servidores e servidoras, é o melhor que podemos fazer, com muito zelo, responsabilidade e maturidade institucional. Não temos tempo a perder e sim a investir. Entendemos que essas propostas estão adequadas para ambas as categorias”, afirmou a reitora Cicília Maia.

As propostas seguirão para apreciação das categorias. O presidente da Aduern, prof. Jefferson Garrido, ressaltou a importância de reunir na mesma mesa de negociação professores e técnicos. “Esta é uma proposta sensata, construída com base no que a categoria está propondo e  ouvindo o Governo do Estado. Estamos extremamente satisfeitos. Temos um grande diferencial, pois a repactuação começa a dar esse fruto, quando docentes e técnicos estão dialogando na mesma mesa. Levaremos a proposta para a categoria”, destacou Jefferson Garrido. 

O presidente do Sintauern, Fábio Bentes, também ressaltou a importância da união e do diálogo. “Iremos colocar para a categoria apreciar”, afirmou Fábio Bentes.

Detalhes dos Planos

A implementação da Fase 1 garante um aumento de 20% nos valores das rubricas de folha do respectivo PCCR (vencimento base e titulação), sendo 12% em 2025 e 8% em 2026.A recomposição remuneratória prevista na Fase 1 supera a inflação acumulada no quadriênio 2022-2025, estimada em 18,31%.

Na Fase 2 os reajustes serão aplicados novamente sobre as rubricas do respectivo PCCR (vencimento base e titulação), a depender da repactuação, totalizando 27%, sendo 9% em 2027, 9% em 2028 e 9% em 2029.

Após a conclusão das Fases 1 e 2, o percentual total de recomposição remuneratória concedido será de 47%. O percentual de 9% previsto para os anos de 2027, 2028 e 2029 já inclui a correção pelo IPCA referente ao exercício anterior.

Veja os documentos:

PROPOSTA PARA DOCENTES

PROPOSTA PARA TÉCNICOS

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support