Campanha Meu Melhor Natal supera meta de arrecadação de brinquedos

Em sua 25ª edição, a Campanha Meu Melhor Natal, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), encerra mais uma temporada de doações de brinquedos e livros paradidáticos com o sentimento de dever cumprido. Por mais um ano, a iniciativa ultrapassou a meta de arrecadação, fazendo o Natal mais feliz para milhares de crianças.

Ao longo desta edição da campanha, o Meu Melhor Natal entregou 4.487 brinquedos e livros, quase mil a mais do que total previsto na meta inicial. Foram beneficiadas crianças de dezenas de Unidades de Educação Infantil (UEIs) municipais, contemplando comunidades rurais, entidades sociais e de saúde que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social.

As doações ocorreram em todos os municípios onde a Uern tem campi: Assú, Caicó, Natal, Mossoró, Patu e Pau dos Ferros. “Estamos emocionados com o apoio e a dedicação da nossa comunidade acadêmica, parceiros e demais envolvidos nesta campanha. A generosidade demonstrada neste ano, superando a meta de arrecadação, é resultado do compromisso que nossa comunidade tem com o bem-estar das crianças e com a construção de um futuro mais promissor por meio da educação. Nossa gratidão pessoal e institucional a todos e todas”, declara a reitora Cicília Maia.

Bianca Valente avalia positivamente a campanha deste ano. “Quando a gente ultrapassa a meta de arrecadação, quase mil brinquedos a mais do que se tinha planejado, isso é muito bom. É gratificante ver as pessoas se sensibilizarem a fazer as doações e é mais satisfatório poder distribuir os brinquedos para milhares de crianças”, destaca.

E complementa: “Uma coisa que me tocou na campanha desse ano, foi quando a gente foi para a Zona Rural, em Mossoró, e tinha uma criança chorando após receber o brinquedo. Quando eu fui perguntar, ela disse que estava chorando de felicidade. Porque o sonho dela era ganhar uma boneca daquela. Então, são atos pequenos que trazem um resultado de alegria muito grande. A gente sempre fica muito feliz quando a gente vê que podemos proporcionar esperança a essas crianças”, comenta.

Além de beneficiar quem recebe, a campanha também faz bem para quem participa. A servidora Cybelle Dantas é voluntária e participa todos os anos. Para ela, o Meu Melhor Natal é um momento de muita gratidão e aprendizado. “As crianças ficam muito felizes e empolgadas com a chegada da gente. E a gente é tão presenteado quanto elas, por que a gente vê que temos muito a agradecer, é um momento que nos faz muito bem”, afirma.

O tema escolhido neste ano para a campanha é: “A Uern também é sua: Natal é pertencer, solidariedade é agir”. A iniciativa, que neste ano prestou uma homenagem a Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, é conduzida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e pela Pró-Reitoria da Extensão (Proex) e conta com apoio de todos os setores da universidade.

Em duas décadas e meia, a iniciativa já despertou alegria em mais de 60 mil crianças, com doações de brinquedos e livros. Cicília Maia destaca que o Meu Melhor Natal é uma campanha de responsabilidade social. “Mais que levar brinquedos, a iniciativa leva a esperança de dias melhores para milhares de crianças”, declara.

A campanha Meu Melhor Natal contou com o apoio da TCM Telecom, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Mossoró), Loja Maçônica Liberdade 33, Samaritanas Loja Liberdade 33, Samaritanas da Loja Maçônica Fraternidade Ivan Brasil, Conselho de Medicina do RN (CREMERN), Editora FTD, Condomínio Veronique e Partage Shopping Mossoró.