...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Campanha conta com apoio de ônibus do Hemocentro hoje e amanhã no Campus Central

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UERN, conta hoje e amanhã com a participação do Hemocentro em mais uma edição do projeto “UERN Sangue Bom”. A Coordenadora da Campanha “Sangue Bom”, da Diretoria de Desenvolvmento Social (DIRDES/PROEX), Lígia Guerra, disse que apesar do Dia Nacional do Doador Volutário ter sido comemorado na terça-feira (25), no âmbito da UERN, a doação continua até quinta-feira (27), com a participação do ônibus de coleta do hemocentro de Mossoró.    

A viatura permanecerá das 7h às 17h, estacionado em frente ao bloco de Pedagogia, no Campus Central da UERN. O objetivo é contar com a participação de técnicos, professores e alunos na campanha de coleta de sangue, que na manhã desta quarta-feira contou com a presença do vice-reitor Aldo Gondim Fernandes, fazendo a sua doação. Lígia Guerra explicou que com este Projeto “ UERN Sangue Bom” a instituição dá a sua contribuição na manutenção do estoque de sangue no Hemocentro de Mossoró, que necessita de 277 bolsas para garantir o esque semanal. Além de Mossoró, o órgão garante também o atendimento do produto a mais 42 municípios da região.  

Para ser doador, é necessário estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos); pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial. Não podem doar quem teve hepatite após os 11 anos de idade; evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; uso de drogas ilícitas injetáveis; malária.                                                                                                

Estão impedidos temporariamente pessoas com resfriado; pessoas que tenham consumido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação; pessoas que tenham feito tatuagem nos últimos 12 meses; mulheres grávidas ou com 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana; lactantes (se o parto ocorreu há menos de 12 meses). Homens devem aguardar 60 dias entre as doações, e mulheres 90 dias. Doadores regulares de sangue, que tenham no mínimo três doações nos últimos 12 meses recebem alguns incentivos, como a dispensa da taxa de inscrição de concursos públicos estaduais e municipais, entre outros. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support