A Direção do Campus Avançado Maria Eliza de Albuquerque Maia (CAMEAM/UERN) realiza nesta quinta-feira (18), às 9h, reunião com equipe do Programa de Pós-Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Doutorado Interinstitucional (DINTER) de Geografia.
Estarão presentes à reunião o Reitor da UERN, professor Milton Marques de Medeiros; os professores doutores Antônio Carlos de Barros e Francisco Kennedy Silva dos Santos, da UFPE; o professor doutor Pedro Fernandes, Pro-Reitor da PROPEG, o professor doutor Gilton Sampaio e a professora mestra Vanuza Pontes (Diretor e Vice-Diretora do CAMEAM); a professora doutora Silvana Praxedes, articuladora do DINTER no CAMEAM/UERN e docente do Departamento de Geografia do CAMEAM; o professor mestre Franklin Costa, Chefe do Departamento de Geografia do CAMEAM, e representação de professores da UERN, dos cursos de Geografia, de Economia e de Gestão Ambiental, dos Campi de Pau dos Ferros, Mossoró e Natal, que são os principais interessados em cursar o DINTER.
O Curso de Geografia do CAMEAM possui um quadro docente permanente formado por mais de 80% de mestres e doutores, com projeto pedagógico de alta qualidade e equipe comprometida com o desenvolvimento de seu curso, do CAMEAM e da UERN como um todo. O Campus vive hoje um momento de efervescência acadêmica, com mais de duas dezenas de doutores atuando em Programas de Pós-Graduação Strictu-Senso, com Comissões Internas, departamentais, trabalhando e discutindo a viabilidade de diferentes propostas, como essa do Doutorado em Geografia (por meio do DINTER); do Programa de Mestrado Profissional em Letras, o PROFLETRAS, cuja proposta está em apreciação na CAPES; do Programa de Pós-Graduação em Educação (Provavelmente do Mestrado Profissional em Educação) e da Comissão do Doutorado em Letras, junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UERN, para dar maior amplitude ao já existente Curso de Mestrado Acadêmico em Letras.
O Doutorado em Geografia é um curso do “Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal de Pernambuco, que completa este ano 32 anos de existência. Teve seu início com a instalação do curso de Mestrado, pelo professor Manoel Correia de Andrade, e se solidificou com a implementação do Doutorado, sob a coordenação do professor Dr. Alcindo José de Sá, no ano de 2004. Atualmente o Programa conta com 234 dissertações de Mestrado e 2 teses de Doutorado defendidas, a atuação de 16 Professores doutores, aproximadamente 85 alunos matriculados e 8 grupos de pesquisa credenciados, prestando um serviço de formação de recursos humanos de alto nível, que vai muito além dos limites da própria região Nordeste, fato corroborado pela última avaliação trienal da capes, que manteve o conceito 5 para o programa.” (Parte da apresentação do PPGEO na página da UFPE).
Os dois professores da UFPE que estarão em Pau dos Ferros são:
1. Antônio Carlos de Barros Corrêa | Doutor, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Linhas de pesquisa: Geomorfologia do quaternário, geomorfologia do semi-árido do Nordeste do brasil, geomorfologia histórica e estrutural, aplicação de índices morfométricos na análise geomorfológica e análise geossistêmica.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6188875235262429
2. Francisco Kennedy Silva dos Santos | Doutor, Universidade Federal do Ceará.
Linhas de Pesquisa: Educação geográfica com ênfase na organização e dinâmicas espaciais.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8799647544989939