O Departamento de Letras do Campus Avançado Professora Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros, anuncia inscrições para cursos do Núcleo de Ensino de Línguas e Literaturas (NELL). As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril.
Para se inscrever, o candidato deverá efetuar um depósito no valor de R$ 10,00 – a título de taxa de inscrição – na Conta Corrente nº 49.382-1, Agência 0036-1 do Banco do Brasil.
Não é aceito comprovante de depósito em envelope de auto-atendimento), em seguida preencher ficha de matrícula fornecida no Departamento de Letras/CAMEAM/UERN.
O aluno poderá se matricular no horário de 8h às 12h e de 19h às 22h no Departamento de Letras/CAMEAM/UERN (Com Marta) preenchendo ficha de matrícula (anexar comprovante de pagamento).
Os cursos terão início na primeira semana de maio de 2010 em dias e horários especificados acima cujos detalhes serão definidos mediante acordo entre a Coordenação do NELL, os Professores-Tutores e os Monitores.
1. Dos Cursos:
1.1 NA ÁREA DE LÍNGUA E LITERATURAS ESPANHOLA
CURSO |
EMENTA |
TUTOR |
MONITOR |
LOCAL |
Espanhol Instrumental |
Estudos para o desenvolvimento da habilidade de leitura e compreensão de textos em língua espanhola. |
Carla Aguiar |
Géssica Nunes |
São Miguel 2ª e 4ª 19 às 21h |
Fundamentos da Lg Espanhola (para professores da rede básica) – TURMA A |
Estudos das estruturas linguísticas básicas da língua espanhola através de atividades que envolvam as quatro habilidades linguísticas. |
Carla Falcão |
Maura Fábia |
Pau dos Ferros/CAMEAM Sábado 8 às 11 h |
Fundamentos da Língua Espanhola – TURMA A |
IDEM |
Shirliane Aguiar |
Fco Fernandes |
Pau dos Ferros/CAMEAM 2ª e 4ª 14 às 15h 30min |
Língua Espanhola I – TURMA A |
Aprofundamento no estudo da língua espanhola em todas as habilidades linguísticas: audição/conversação, leitura e produção de textos. |
Shirliane Aguiar |
Fco Osival |
Pau dos Ferros/CAMEAM 2ª e 4ª 14 às 15h 30min |
Fundamentos da Língua Espanhola – TURMA B |
IDEM |
Shirliane Aguiar |
Viviane Raquel |
Pau dos Ferros/CAMEAM 3ª e 5ª 14 às 15 30 |
Espanhol Comunicação: Nível Intermediário – TURMA A |
Ensino de oralidade em Língua Espanhola através da prática de conversação em nível intermediário. A referida prática dar-se-á por meio de atividades orais que envolvam temas de interesse. |
Carla Falcão |
Carla Falcão |
Pau dos Ferros/CAMEAM 5ª feiras 20h30min às 22h |
Espanhol Conversação: Nível Intermediário – TURMA B |
IDEM |
Glauber Moreira |
Nildaécio Lindomar |
Pau dos Ferros/CAMEAM |
Espanhol para Crianças |
Estudos das estruturas linguísticas básicas da língua espanhola através de atividades que envolvam as quatro habilidades linguísticas. |
Glauber Moreira |
Elvis Alves |
Serrinha dos Pintos Domingo 8 às 11 h |
Língua Espanhola I – TURMA B |
IDEM |
Glauber Moreira |
Márcia Silvaneide Leite |
Pau dos Ferros/CAMEAM |
Língua Espanhola I – TURMA C |
IDEM |
Sheila Maria |
Maria Renata dos Santos |
Água Nova |
Fundamentos de Língua Espanhola – TURMA C |
IDEM |
Sheila Maria |
Elaine Carla da Costa |
José da Penha |
Fundamentos de Língua Espanhola – TURMA D |
IDEM |
Sheila Maria |
Cristina Rodrigues |
Pau dos Ferros A COMBINAR |
Fundamentos de Língua Espanhola – TURMA E |
IDEM |
Sheila Maria |
Aila Maria |
Encanto |
1.2 NA ÁREA DE LÍNGUA E LITERATURAS INGLESA
CURSO |
EMENTA |
TUTOR |
MONITOR |
LOCAL |
Inglês Instrumental – TURMA A |
Estudos para o desenvolvimento da habilidade de leitura e compreensão de textos em língua inglesa. |
Marcos Nonato |
George Amaral de Oliveira |
Frutuoso Gomes Sábado |
Inglês para Crianças – TURMA A |
Estudo de estruturas e vocabulário elementares da língua inglesa, por meio de atividades envolvendo as quatro habilidades lingüísticas básicas, com foco principal na oralidade e na audição. |
Marcos Nonato |
Kalina Karla Costa Queiroz |
Martins Sábado |
Fundamentos de Lg Inglesa – TURMA A |
Estudos das estruturas e do vocabulário elementares da Língua Inglesa através de atividades envolvendo as quatro habilidades lingüísticas básicas. Leitura intensiva e extensiva. |
Nilson Barros |
Rosamilton |
Riacho de Santana |
Fundamentos de Lg Inglesa – TURMA B |
IDEM |
Nilson Barros |
Lyon |
Marcelino Vieira |
Lg Inglesa I |
Aprofundamento de estudos das estruturas e do vocabulário elementares da língua inglesa. Audição, conversação, leitura e produção textual. |
Nilson Barros |
Raquel Sales Duarte |
Lucrécia |
Fundamentos de Lg Inglesa – TURMA C |
IDEM |
Nilson Barros |
Tárlisson |
Pau dos Ferros/CAMEAM
|
Inglês para Crianças – TURMA C |
IDEM |
Nilson Barros |
Fernando Júnior |
Pau dos Ferros
|
Inglês para Crianças – TURMA C |
IDEM |
Marcos Nonato |
Raquel Sales Duarte |
Lucrécia |
Inglês para Crianças – TURMA D |
IDEM |
Marcos Nonato |
Francisco Elton Duarte Leite |
Lucrécia |
1.3 NA ÁREA DE LÍNGUA FRANCESA
CURSO |
EMENTA |
TUTOR |
MONITOR |
LOCAL |
Língua e Cultura Francesa |
Expressar-se em francês em situações comunicativas. Fixar estruturas gramaticais e lexicais elementares. Praticar exercícios de fonética e de expressão. Perceber usos do francês em contextos interculturais diversos. |
Sebastião Cardoso |
Sebastião Cardoso |
Pau dos Ferros Quarta e Sexta 16h às 17h e 30 min. |
1.4 NA ÁREA DE LÍNGUA E LITERATURAS PORTUGUESA
CURSO |
EMENTA |
TUTOR |
MONITOR |
LOCAL |
Literatura Brasileira e Cinema |
Relações entre a teoria fílmica e a teoria literária. Adaptação: do texto para as telas. Elementos de composição narrativa. O espaço. Os personagens. O foco narrativo. Realismo e Imaginação. Violência, Moral e Ética. Alguns filmes e textos: O Contador de Histórias, O Pequeno Príncipe, Alice no País das Maravilhas, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Mutum etc, alguns curtas e documentários. |
Wellington Medeiros |
Catiana Francelino de Queiroz e Susicleide Fernandes Sabino |
Serrinha dos Pintos Sábado |
Literatura Brasileira e Música Popular Brasileira |
Relações entre a teoria literária e a canção. O Ritmo: o poema, a poesia e a canção. A Música Popular Brasileira: sua história, principais nomes e músicas. A canção e suas características: românticas, de protesto, o samba, a bossa nova, a jovem guarda, o tropicalismo e o “pop”. Estudo de algumas canções e sua “performance” literária: de Carmem Miranda a Adriana Calcanhoto (alguns nomes femininos), de Vicente Celestino a Chico César (o mundo masculino e seus valores). |
Wellington Medeiros |
Tamise Melise Andrade Lopes |
Paraná Sábado |
Produção Textual I – TURMA A |
Noções de Texto e de Textualidade. As qualidades e os defeitos de um texto. O parágrafo. Coerência. Coesão. |
Cezinaldo Bessa |
Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento |
Marcelino Vieira |
Produção Textual I – TURMA C |
IDEM |
Eliza Freitas |
Michel Cristiano Souza da Silva |
Pau dos Ferros/CAMEAM Sábado 8h às 11h |
Produção Textual II |
O texto acadêmico: resumo, resenha, artigo científico. Modos de estruturação. Semelhanças e diferenças. |
Crígina Cibele |
Maria das Graças Pereira |
Tenente Ananias |
Produção Textual IV |
Os gêneros digitais. Operacionalização e Funcionalidade. |
Eliza Freitas |
Flávia Rodrigues de Melo |
Alexandria |
Literatura e Vestibular – TURMA A |
Estudo crítico das obras literárias do vestibular da UERN, investigando, além dos aspectos estéticos, as relações históricas, filosóficas, sociais e culturais manifestadas nesses textos. |
Roniê Rodrigues |
Glênio Arthur de Souza Bessa |
Taboleiro Grande Sábado |