Câmara Técnica de Internacionalização da Abruem discute boas práticas de desenvolvimento de rede internacionais

Dando continuidade ao 70º do Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Associação Brasileira das Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) a Câmara Técnica de Internacionalização e Mobilidade realizou um debate com o tema “Boas Práticas de Desenvolvimento de Rede Internacionais”.

A discussão foi presidida pelo reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Fábio Antônio Néia Martini tendo como palestrantes Eliane Segatti da UENP e José Celso Freire Júnior da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Durante os debates foram discutidos assuntos relacionados a qualificação na área de idiomas e parcerias com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a construção de redes para fortalecer a construção de redes de internacionalização.

O professor José Celso explicou que a CAPES prepara uma rede em que as universidades mais avançadas na internacionalização vão contribuir com as que ainda precisam avançar. “Não vai adiantar fazer um plano estratégico de internacionalização antes da CAPES fazer o edital”, frisou.

Em participação a reitora da UERN Cicília Maia perguntou a respeito de como a Câmara de Internacionalização pode orientar as universidades para se integrar ao edital que a Capes vai lançar. “A gente precisa ser pautado pela Câmara de Internacionalização nas estratégias de início. Qual estratégia rede a gente pode começar?”, questionou.

O professor José Celso respondeu reforçando que a Abruem pode ser um instrumento fantástico em todo processo de internacionalização das universidades estaduais e municipais.

Já Eliane Segatti destacou a importância da qualificação na área de idiomas nas universidades dentro do processo de internacionalização.