Câmara Municipal de Natal vai homenagear 55 anos da Uern e entregará títulos de cidadania à reitora e vice-reitor

Na próxima terça-feira, 19 de setembro, a Câmara Municipal de Natal promoverá uma sessão solene em homenagem aos 55 anos da Uern, na ocasião será feita a entrega dos títulos de cidadania natalense à reitora Cicília Raquel Maia Leite e ao vice-reitor Francisco Dantas de Medeiros Neto, ambos de proposição do vereador Herberth Sena.

A solenidade está marcada para iniciar às 18h30 no plenário da casa legislativa, aberta ao público e com participação de autoridades, personalidades e da comunidade acadêmica.

As proposições dos títulos de cidadania da reitora e do vice-reitor foram apresentadas e aprovadas por unanimidade este ano.

“Em sua vida pública, a mossoroense Cicília Raquel Maia Leite exerceu diversos cargos. É servidora efetiva da Uern desde 2006, universidade da qual foi empossada reitora em setembro de 2021, tornando-se a terceira mulher a assumir o cargo máximo da administração universitária. Na gestão dela, a Uern galgou grandes avanços, como a conquista da autonomia universitária e dos planos de cargos e salários dos servidores”, justificou o vereador ao apresentar a proposição de concessão de cidadania na Câmara de Natal.

Sobre o vice-reitor Francisco Dantas de Medeiros Neto, o vereador destacou, na oportunidade da defesa da concessão da cidadania, que enquanto diretor do Campus da UERN em Natal, ele apoiou a realização de ações e eventos voltados à difusão da leitura, da literatura e da cultura popular, em particular a realização de feiras e festivais de livros.

“Natural de Serra Negra do Norte/RN, professor Chico também apoiou a criação e o fortalecimento da Escola de Extensão da Uern – EdUCA, que desempenha um importante papel na zona Norte de nossa cidade, atendendo ao público com várias ações, oficinas e projetos voltados à qualidade de vida e ao fomento da cultura, beneficiando crianças, jovens, adultos e idosos que têm acesso a cursos de dança, teatro, música e esportes, dentre outras atividades”, destacou. “No período pandêmico, atuou de forma significativa no apoio aos profissionais de Educação, quando ofertou gratuitamente cursos de capacitação para o uso de plataformas tecnológicas no ensino por meio de acesso remoto”, acrescentou.