Diante do atual momento vivenciado por causa da pandemia da COVID-19, o coronavírus, onde a complexidade da situação e o excesso de notícias negativas acabam por afetar o psicológico do indivíduo, o Centro Acadêmico da Faculdade de Letras e Artes, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CA/FALA/UERN), pensou em uma ação para oferecer um momento de leveza, positividade e entretenimento para os estudantes. Assim, surgiu o projeto “Arte e Cultura”.
A abertura da ação ocorreu nesta quarta-feira, 6, com a apresentação do poema “Mãos dadas”, de Carlos Drummond de Andrade (do livro Sentimento do Mundo) e a canção “A Perfeição”, de Legião Urbana (no CD O Descobrimento do Brasil). O projeto será desenvolvido por meio de postagens de vídeos no Instagram @caceletras, todos os dias, às 17h.
“A ideia inicial era desenvolver uma ação até sexta-feira, 8, com apresentações culturais e orientações com um psicólogo falando sobre saúde mental e COVID-19. Mas, o interesse dos alunos superou as nossas expectativas e conseguimos mais vídeos do que estava nos nossos objetivos, então o projeto durará duas semanas”, informa Camila Steffany, presidente do CA/FALA.
Os vídeos são produzidos pelos próprios discentes da FALA. São apresentações de poesia, música, dança, entre outras manifestações culturais. O objetivo da ação é passar mensagens positivas por meio da arte e ao mesmo tempo possibilitar um momento de cultura e interação entre os estudantes.