Biblioteca renova e atualiza seu aplicativo, com ampliação de serviços virtuais

Modernizando sua estrutura de serviço e de atendimento, o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (SIB/UERN) lança, nesta quinta-feira (10), a versão atualizada de seu aplicativo. Existente desde 2018, o programa já conta com mais de dez mil acessos.

“O aplicativo foi melhorado, sendo um agregador de links. Todos os serviços que a biblioteca pode oferecer de maneira on-line estão concentrados ali, como a solicitação e o recebimento do nada consta, o atendimento virtual, o cadastro do aluno no sistema de bibliotecas, o agendamento dos cursos que a biblioteca oferece e o acesso a outras informações do portal”, explicou Adriano Carlos, chefe do Setor da Biblioteca Digital e Educação de Usuários.

Para acessar o aplicativo, não é necessário um cadastro prévio. Basta ao usuário entrar na loja virtual “Google Play Store”, do sistema operacional Android, e baixar o programa.

Por enquanto, não haverá a oferta desse serviço no sistema IOS, da Apple.

Contudo, esclarece Adriano Carlos, “vai ser disponibilizado um link em html5. É uma versão do aplicativo que funciona na web, sem precisar de instalação”. Essa modalidade serve ainda para aqueles que não dispõem de espaço suficiente na memória de seus aparelhos móveis.

Pode-se consultar essa versão web clicando AQUI.

Com a novidade, umas das principais mudanças se refere ao recebimento e arquivamento dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs).

“Há dois anos, a gente já deixou de receber em formato de brochura e passou por um período de transição, com o envio do arquivo em DVD. Agora é mais uma etapa: não vai ser recebido nenhum material físico por parte dos alunos”, disse o chefe do Setor da Biblioteca Digital e Educação de Usuários.

A partir deste ano, todos os materiais de conclusão de curso devem, quando concluídos, ser enviados de forma exclusivamente virtual ao departamento do curso, que encaminhará o arquivo à SIB/UERN. Assim, todos esses trabalhos ficarão disponíveis na biblioteca digital da Universidade.