Autoridades e personalidades de Mossoró e do Estado prestigiaram a Assembleia Universitária de 56 anos da Uern, nesta sexta-feira (27), no Requinte Buffet, presidida pela governadora Fátima Bezerra, chanceler da Universidade, e pela reitora Cicília Maia. Lideranças políticas, secretários estaduais e municipais e representantes de classes que estiveram presentes, ressaltaram as contribuições da Uern para o desenvolvimento social, econômico e científico do RN.
Filho do ex-reitor Laplace Rosado Coelho, o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho, afirmou que a Uern é um dos maiores vetores de desenvolvimento do Estado. “Fico feliz em saber que nossa universidade está cada dia maior e melhor, com a conquista das autonomias administrativa e financeira, além de outras que o governo Fátima Bezerra tem propiciado”, disse.
Já o secretário estadual de Administração, Pedro Lopes, parabenizou a Uern pela história de 56 anos, formando milhares de pessoas e transformando vidas. “A Sead e a Uern desenvolvem várias ações de formação e qualificação dos servidores”, destacou e fez votos de que a Universidade do Estado continue com a “trajetória pujante”.
O professor Gilton Sampaio, presidente da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern), afirmou que, a cada ano, a Uern contribui mais e mais para o engrandecimento, a civilidade e a educação no RN. “A Uern não forma apenas para o mercado profissional, mas tem formado também muitas lideranças políticas, empresariais e técnicas”, ressaltou.
“Esse é um marco para o Estado. E para o Idema, que é um grande parceiro da Uern, em várias ações, nada melhor que comemorar esse momento, festejando a Uern pela atuação na formação intelectual e científica no Estado”, disse o diretor-geral do Idema, Werner Farkatt.
Representando o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, a secretária Municipal de Finanças declarou estar muito feliz em vir participar da Assembleia Universitária, trazendo as felicitações e gratidão da Prefeitura, pelas contribuições que a Universidade dá ao Município. “Sou técnica administrativa da Uern, então estou na minha casa, deixo aqui nosso agradecimento e votos de mais um clico de desenvolvimento para a Uern e para Mossoró”, concluiu.
Também prestigiaram a Assembleia Universitária, as ex-prefeitas Claudia Regina e Fafá Rosado. “A Uern é patrimônio de todas as pessoas que tem oportunidade de acessar o conhecimento através dela. Sei disso, porque também sou graduada por esta universidade”, definiu Cláudia. “Enquanto fui prefeita, firmamos inúmeras parcerias, pois a Uern é uma academia viva que, além de formar pessoas, contribui para o desenvolvimento da região”, acrescentou.
Tony Silva, artista mossoroense e Professora Honoris Causa em 2023, disse que fala da Uern com o coração. “Tendo à frente a reitora Cicília Maia, a Uern se abriu ainda mais para cidade e vem alçando tantas conquistas. Fico emocionada, porque sou apaixonada pela Uern e suas lutas pelo avanço e desenvolvimento de Mossoró”, declarou.
Os presidentes da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern), Jefferson Garrido, e do Sindicato dos Técnicos-Administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Sintauern), Fábio Bentes, festejaram as conquistas das duas categorias e afirmaram que continuarão se dedicando ao crescimento da Uern e à luta por outras conquistas para docentes e técnicos.
Para o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern), Marcos Jácome, é muito significativo para o Estado ter a Uern sediada e ramificada pelo interior do RN, propiciando desenvolvimento. “Percebemos que a região de Mossoró é muito desenvolvida e, com certeza, uma das razões é a presença da Uern. Os cursos da Uern são recheados de propostas inovadoras”, afirmou.
E a diretora geral do Grupo TCM Telecom, Zilene Marques, afirmou que estar nos 56 anos da Uern é muito marcante, tanto para celebrar os serviços prestados ao Rio Grande do Norte, como também a memória do ex-reitor ao Milton Marques de Medeiros, que tanto se dedicou à universidade. “Sinto que a presença da Uern é cada vez mais real em todo RN”, afirmou.
Também participaram da Assembleia Universitária dos 56 anos, a deputada estadual Isolda Dantas, representando a Assembleia Legislativa; a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas; a presidente da Câmara de Educação Superior, Leideana Galvão Bacurau de Farias, e o presidente da Academia dos Escritores Mossoroense (Academ), Francisco Josi da Silva Neto, entre muitas outras autoridades e personalidades.