Aula magna do semestre 2024.2 aborda inclusão e superação de desafios

A Uern realizou, na noite desta segunda-feira (19), a aula magna que marcou o início do semestre 2024.2. Com o tema “Superação e inclusão: Transformando desafios em oportunidades”, a aula foi transmitida no canal da Uern no YouTube e proferida por Adriano Gomes de Lima, medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Atenas em 2004.

Durante a abertura do evento, a coordenadora do Diretório Central das e dos Estudantes da Uern (DCE), Carol Sorriso, deu as boas-vindas aos ingressantes e ressaltou a atuação do DCE na Universidade. “O nosso DCE está de portas abertas e estamos aqui para desejar muita luta, mas também muitas conquistas”, frisou.

Também participante da abertura da aula magna, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ana Angélica Nogueira, apresentou aos ingressantes algumas das ações realizadas pela Prae e enumerou os programas que estão à disposição dos alunos, a exemplo do auxílio-transporte, que deve ser lançado pela Uern neste mês.

Já a professora Cicília Maia, reitora da Uern, deu as boas-vindas aos alunos ingressantes e veteranos para o novo semestre e destacou a importância de discussões como as suscitadas através da aula magna. “Isso só fortalece a nossa missão de construir um universdidade mais justa, mais equitativa, mais inclusiva e mais includente”, enfatizou a reitora.

Durante a aula, Adriano Gomes enalteceu o esforço que a Uern tem apresentado em prol de questões ligadas a acessibilidade e inclusão. O atleta contou parte de sua trajetória e salientou o papel do esporte na inclusão de pessoas com deficiência.

“As dificuldades (para as pessoas com deficiência) existem, mas é atraves do esporte que a gente consegue mostrar para todo o mundo a capacidade que nós temos”, ressaltou.
A aula completa pode ser assistida neste link.

Ao longo desta semana, também é promovido o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba), voltado especialmente para os novos alunos, que visa apresentar a estrutura da Uern e acolher os estudantes.

O evento iniciou também nesta segunda-feira, em Caicó e será realizado na quarta-feira em Mossoró, encerrando na sexta-feira, em Pau dos Ferros.

O semestre 2024.2 teve início no último dia 13, com a Semana de Planejamento Pedagógico e segue até o dia 21 de dezembro de 2024. seguindo o calendário civil.