Aula Magna aborda possibilidades e riscos da inteligência artificial no meio acadêmico

Texto de Vitória Araújo, estagiária de Jornalismo

Com o tema “Universidade e Cibercultura: A formação indispensável para interconexões seguras”, a aula magna do semestre 2023.2 foi proferida na manhã desta quinta-feira (5), transmitida ao vivo pelo canal da Uern no YouTube.

A aula foi proferida pelos professores Rosangela Zuza e Isaac Oliveira, com mediação da professora Fernanda Abreu.

Durante a palestra, o professor Isaac Oliveira destacou a evolução da cibercultura e a forte ligação entre ela e a educação. Com o avanço da tecnologia, destacou, é possível trocar informações, conhecimentos e interações pelo meio digital. “A IA (inteligência artifical) pode ser positiva, mas também pode trazer riscos”, salientou.

Conforme o docente, a inteligência artificial pode ser trabalhada na área de pesquisa científica, com uso nas avaliações, seminários, trabalhos de pesquisa, entre outras ferramentas acadêmicas.

“Tudo isso são habilidades que a gente pode usar as IAs como ferramentas para potencializar nossa tarefa, e não substituir”, frisou.

O professor também ressaltou que estudos publicados apontam que as IAs tendem a ser preconceituosas em determinados contextos. Elas podem identificar, por exemplo, pessoas negras como sendo potencialmente criminosas – o que influencia diretamente na ética da construção de uma IA.

“A partir do momento em que a gente está dentro da cibercultura, do ciberespaço, tudo se torna nossa realidade”, frisa.

Ao final da fala do professor, a professora Rosângela Zuza continuou a aula sobre o tema. “Essa evolução tecnológica, principalmente dentro da universidade, perpassa numa modificação de uma cultura”, comentou a professora.

Ao longo da palestra, a professora apontou usos possíveis da IA que representam não apenas uma otimização do trabalho, mas também uma ampliação das possibilidades de acesso e comunicação.

“Nesse momento, eu consigo falar com pessoas que, por exemplo, tinham dificuldade de acesso a esse conteúdo, por que eu vou ter uma IA que é capaz de fazer as legendas para a minha fala”, ilustrou.

A aula completa pode ser acessada neste link.