Foi realizada nesta sexta-feira a aula inaugural do Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaúde) no Campus de Caicó da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em parceria com a Escola de Saúde Pública do RN.
A turma é formada por 12 discentes sendo médicos, quatro enfermeiros e dois cirurgiões-dentistas que terão aulas em formato semipresencial.
Serão 11 professores sendo três do Campus de Caicó, cinco do de Mossoró, dois do de Pau dos Ferros e dois da Escola de Saúde Pública do RN.
Estiveram presentes na aula inaugural a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação a Profa Dra. Ellany Gurgel Cosme do Nascimento e as professoras Dra. Shirlene Santos Mafra Medeiros e Dra. Jéssica Naiara de Medeiros Araújo. Além dos professores Dr. Ildone Forte de Morais, Dr. Alexandre Policarpo da Silva e Gedson Nogueira Santos.
A professoras Jéssica Naiara de Medeiros é a coordenadora do curso e destacou a alegria do pontapé inicial da turma. “O Mestrado Profissional em Saúde da Família é uma estratégia de formação que visa atender a expansão da graduação e pós-graduação no país, bem como a educação permanente de profissionais de saúde com base na consolidação de conhecimentos relacionados à atenção primária em saúde, à gestão em saúde e à educação”, disse. “o mestrado é oferecido por uma rede nacional constituída de 45 instituições públicas de ensino superior lideradas pela Fiocruz. O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação são instituições demandantes e financiadoras deste projeto”, complementou.
A pró-reitora Ellany Gurgel avaliou como uma grande conquista o início das aulas do mestrado. “É com grande satisfação que celebramos a aula inaugural da primeira turma do Profsaude na Uern, um marco significativo para nossa instituição. Este programa, realizado em parceria com a Fiocruz e a ESP/RN, reflete o compromisso da Uern com a qualificação de profissionais para a rede de atenção básica do SUS e a promoção de saúde pública de qualidade em nossa região”, comentou.
“A interiorização da pós-graduação, como demonstrado com a implementação do Profsaude em Caicó, é uma das estratégias centrais para o fortalecimento da nossa universidade e para a ampliação do acesso ao ensino de excelência em todo o Rio Grande do Norte. Este é mais um passo importante na consolidação da UERN na promoção do desenvolvimento regional”, acrescentou.
A pró-reitora agradeceu a todos que participaram da construção do projeto, especial à reitora Cicília Maia e ao vice-reitor Francisco Dantas.