O Campus Assú da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) deu início, na noite de ontem, 16, à semana de programação do seu aniversário de 50 anos. Uma Aula Inaugural regada a lembranças, história da primeira unidade acadêmica fora de Mossoró e boa música marcaram o primeiro dos vários eventos que acontecem até sexta-feira, 20.
Para embalar o público, a Orquestra Filarmônica Maestro Cristóvão Dantas apresentou releituras do rei do baião Luiz Gonzaga e do chamado forró eletrônico.
O diretor do Campus, professor Raimundo Inácio da Silva Filho, deu as boas vindas e convidou a comunidade acadêmica e externa a participarem das comemorações nos próximos dias.
“É tempo de agradecer a Deus por esse momento, e por aqueles que tiveram a ousadia e a coragem de criar um Campus da Uern em Assú. A gratidão é esperança. Assim como hoje chega aos 50 anos, temos esperança de ter uma universidade maior e mais forte nos próximos 50 anos”, destacou.
A reitora Cicília Maia exaltou o papel que a Uern Assú vem desempenhando no desenvolvimento de pessoas e da região do Vale do Açu nas últimas cinco décadas.
“Nós estamos numa região rica, repleta de outras cidades, e estar aqui nos dá a certeza de que fazemos a diferença pra Assú e pra toda uma região. Desde a criação em 1974, o Campus de Assú representa muito mais que sua estrutura física, representa a interiorização do conhecimento, o simboliza a democratização do ensino superior e, principalmente, a transformação social que inúmeras famílias foram impactadas positivamente por todo esse tempo”, analisou a reitora.
Posteriormente, os professores e professoras aposentados(as) Libânia Maria Braga, Maria Leopoldina da Silveira Vicente, Maria Selma Dantas Soares, Marlucia Barros Lopes Cabral, Raimundo Inácio da Silva Filho e o decano do Campus Luiz Alberto Trigueiro de Lima, participaram de uma roda de conversa relatando fatos marcantes da Uern Assú ao longo de todos esses anos.
O evento de ontem também dá a largada das festividades pelos 56 anos da Uern, criada em 28 de setembro de 1968. A programação conta com Culto Evangélico (dia 19, 19h30 – Igreja do Nazareno, Mossoró), Missa em Ação de Graças (dia 22, 11h – Catedral de Santa Luzia, Mossoró), Sessão Solene na Assembleia Legislativa do RN (dia 23, 14h – Natal), Culto aos Orixás (dia 25, 17h – Uern Mossoró) e Assembleia Universitária (dia 27, 15h – Requinte Buffet, Mossoró).
Aniversariante
Fundado em 20 de setembro de 1974, o Campus de Assú foi o ponto de partida para a expansão da Uern para além dos limites de Mossoró. Desempenhou um papel essencial na democratização do acesso ao ensino superior no interior do estado, sendo o primeiro passo em um movimento que, ao longo dos anos, transformou a Universidade presente em todo o Rio Grande do Norte, expandindo seu alcance para abranger uma diversidade ainda maior de estudantes.
Atualmente, conta com seis cursos de graduação (Ciências Econômicas, Geografia, História, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Inglesa e Pedagogia) e integra programas como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), consolidando-se como uma referência em educação superior na região. Além da graduação, o Campus se destaca na pós-graduação, com o Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e um Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Geografia, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Programação festiva
- Dia 17 (19h30) – Sessão Solene da Câmara Municipal de Assú (Auditório Uern Assú)
- Dia 18 (19h30) – Ato Ecumênico (Auditório Uern Assú)
- Dia 19 (19h30) – Sessão Solene da Academia Assuense de Letras (Auditório Uern Assú)
- Dia 20 (09h00) – Mesa Redonda “50 Anos: História e Memória” (Escola Estadual Tenente Coronel José Correia)
- Dia 20 (19h30) – Assembleia Universitária (Auditório Uern Assú)